SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

Ações de responsabilidade social e ambiental são princípios para a Podium Alimentos

Projetos abrangem desde incentivos à legalização dos trabalhadores que atuam para empresas fornecedoras até estímulo à leitura entre os moradores da comunidade

clique para ampliar>clique para ampliarSede da Podium Alimentos, em Tamboara (PR). (Foto: Divulgação)

Ser responsável social e ambientalmente está entre os princípios norteadores da Podium Alimentos, empresa de Tamboara (PR) fundada em 1990 e que tem como carro-chefe a produção de misturas para pão de queijo, além de produzir amidos e outras misturas especiais. De acordo com o proprietário da empresa, Ivo Pierin Júnior, esses princípios já estavam presentes desde a gestão de seu pai, Ivo Pierin, que foi uma das lideranças locais de destaque.

“Buscamos maneiras de valorizar os colaboradores, iniciativa que consideramos muito importante. Somos uma empresa familiar e isso já veio do meu pai, que foi uma grande liderança da comunidade e sempre trabalhou colaborando com o desenvolvimento da região. Isso ficou registrado como uma prioridade da empresa, que entendemos como uma grande família abrangendo nossos funcionários”, explicou o industrial.

Atualmente com cerca de 100 funcionários e capacidade instalada para o processamento de 400 toneladas de raiz por dia, a Podium fez história ao lançar em 1995 um novo insumo para a indústria alimentícia. “Nós já trabalhávamos com farinha de forma artesanal há muito tempo, mas em 1990 abrimos a indústria e passamos a atuar no setor de fécula. Em 1995, buscando novos mercados, demos um salto ao lançar um produto que revolucionou a indústria de pão de queijo: o amido modificado para a fabricação de pão de queijo congelado”, contou o diretor-proprietário. Com os produtos inovadores, além de atender o mercado local, a indústria exporta para a Europa, América do Sul e Estados Unidos.

Outro ponto destacado por Pierin Júnior é que a empresa conta também, além da planta industrial, com um setor de produção da raiz, que garante o fornecimento de 30% do que é processado. “Com isto damos maior tranquilidade ao cliente, com garantia de fluxo de fornecimento”, explica.

“Essa garantia se junta à qualidade dos nossos produtos, fruto do investimento. Nós últimos três anos realizamos cerca de R$ 10 milhões em investimentos na modernização e ampliação da fábrica, visando melhorar o processamento da raiz. Hoje, contamos com processos totalmente automatizados da fábrica, ou seja, você tem todas as máquinas ligadas na tela do computador e um maior controle”, afirma.

Responsabilidade social

clique para ampliar>clique para ampliarTrabalhadores da Podium, durante o Dia do Desafio, em ação de incentivo a prática de atividade física (Foto: Divulgação)

Mas não é só em equipamentos que a indústria investe. A Podium conta também com vários programas para buscar uma melhor qualidade de vida para quem trabalha ou vive no entorno da indústria. Um deles é o Programa Podium Legal, que dá retorno financeiro para produtores que mantiverem trabalhadores legalizados.

“Há três anos instituímos esse programa, incentivando nossos fornecedores a manterem os trabalhadores em condições adequadas e totalmente legalizados. Nós também temos participação no projeto Ler para Crescer, que incentiva a leitura entre os cidadãos da nossa comunidade. Temos o reconhecimento da Fundação Abrinq como empresa amiga da criança, por nossas ações de apoio à infância”, conta o empresário.

A empresa também participa apoiando diversas entidades do terceiro setor da cidade, como o Observatório Social do Município de Tamboara, que tem como função verificar a aplicação dos recursos públicos. Além das iniciativas diretas da companhia, há ainda o apoio aos profissionais em atividades voluntárias. Na empresa, os familiares dos trabalhadores da indústria também contam com programas de geração de renda e atendimento por assistente social e psicóloga.

“A gente, como empresário e como cidadão, precisa estar inserido na sua comunidade e na sociedade. São ações que são essenciais até para a conscientização dos próprios funcionários quanto ao que é preciso para melhorar a sua condição de vida, de suas famílias e da comunidade. São ações que não têm custo alto para a empresa e oferecem um retorno muito interessante na melhoria de qualidade de vida”, completou.

Preços da mandioca caem, mas devem ter reação no segundo semestreNR-12 tem avanços na discussão sobre exigências para micros e pequenas indústrias