SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

"Dias de Campo" promovem atualização e inovação no plantio da mandioca

Diversas empresas fornecedoras e instituições realizaram em junho seu "Dia de Campo", levando técnicas inovadoras e demonstrando equipamentos com foco na qualidade e produtividade

clique para ampliar>clique para ampliarProdutor que concorreu no concurso de maior raiz, promovido pelo Iapar e Atimop (Foto: Divulgação)

Durante os dois últimos meses, os produtores de mandioca do Paraná e de outros estados puderam conhecer técnicas inovadoras e participar de vários eventos promovidos por empresas e instituições para incentivar a produtividade e os cuidados no plantio da raiz. Nestas oportunidades, os agricultores também podem trocar informações e adquirir novos equipamentos. Confira abaixo alguns dos eventos realizados no período:

Iapar e Atimop

No dia 10 de junho, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e a Associação Técnica das Indústrias de Mandioca do Paraná (ATIMOP) promoveram o X Dia de Campo da Mandioca, que foi realizado no Campo Experimental da Mandioca, localizado no distrito de Porto Mendes, em Marechal Cândido Rondon.

Durante o evento foram ministradas palestras técnicas e mercadológicas, tratando de temas como doenças na cultura de mandioca; o mercado da mandioca e seus derivados; e a exposição de empresas fabricantes de defensivos agrícolas. Foram realizadas ainda demonstrações de cruzamentos de variedades de mandioca e exposição de máquinas e equipamentos, além da premiação do concurso do maior pé de mandioca.

Sopasto

A Sopasto também realizou no dia 7 de junho seu “Dia de Campo”. O evento ocorreu no Parque de Exposições de Paranavaí e contou com várias palestras. Entre os temas que foram expostos aos agricultores estavam o tratamento das ramas; adubação foliar e adjuvantes; pastagens; e pecuária.

Os produtores contaram ainda com duas exposições específicas de pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura. O pesquisador Rudiney Ringenberg falou sobre os insetos e pragas que atingem a cultura e Marco Antônio Rangel tratou do plantio direto de mandioca. Além das palestras também houve exposição das empresas parceiras que fornecem aos produtores.

Copagra

A Copagra, em parceria com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Embrapa, realizou no final do mês de maio a 8ª Edição do Encontro de Mandiocultores. O evento, que foi totalmente voltado para a cultura da mandioca, ocorreu na Fazenda Santa Luzia, no município de Nova Londrina. Segundo a assessoria de imprensa, visitaram o evento quase duas mil pessoas de várias cidades do Paraná e também de outros estados, como Bahia, Ceará, Goiás, São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de visitantes internacionais oriundos da Colômbia e Tailândia.

Um dos pontos altos do evento foi a oficialização do convênio de parceria firmado entre a Copagra e a Embrapa que visa a implementação de campos de pesquisa voltados para a busca de novas variedades e também para o controle de pragas e doenças. O documento foi assinado em público pelo diretor-presidente da Copagra, Jonas Keiti Kondo e pelo chefe-geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Domingo Haroldo Reinhardt.

O evento contou com palestras que trouxeram informações sobre como prevenir e combater o problema da podridão da raiz da mandioca; o mercado futuro da cultura; as inovações do setor; e avanços no protótipo da colhedeira de mandioca que está em desenvolvimento. Além disto, os visitantes puderam conhecer as máquinas e implementos mais recentes lançados no mercado.

Em busca de produtividadePreços da mandioca caem, mas devem ter reação no segundo semestre