SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

"Quando nos associamos, contribuímos para o fortalecimento do setor"

Conheça mais a história da empresa familiar Amidos Bankhardt. A indústria produz 200 toneladas diárias de fécula e em 2014 dobrará a área total do barracão

clique para ampliar>clique para ampliarA fecularia Amidos Bankhardt começou com uma produção de 6 toneladas diárias há oito anos, para 200 toneladas diárias em 2013 (Foto: Site da Diocese de Paranavaí)
A fecularia Amidos Bankhardt foi fundada há oito anos por Guido Bankhardt, empresário que cresceu na lavoura de mandioca e deu continuidade à profissão herdada dos pais. Hoje são os três filhos de Guido que compartilham com ele o trabalho e as conquistas da empresa, que segue em ritmo continuo de expansão.
A fecularia começou com 16 colaboradores e atualmente conta com 35 colaboradores divididos em três turnos. A produção aumentou vertiginosamente, passando de 6 toneladas diárias há oito anos, para 200 toneladas diárias em 2013. A ampliação também se estende ao espaço físico da indústria, para março de 2014 a previsão é que a área total do barracão dobre de tamanho. Ao lado do prédio de 1100 m² está sendo construído outro com a mesma metragem.
Veja a seguir a entrevista com Guido Bankhardt e conheça um pouco mais a história da fecularia:
O senhor destacaria alguma ação que tenha sido importante para a evolução da empresa?
Já estamos na fase final de implantação do sistema para transformar a água residuária da fecularia de mandioca em fonte de energia. Vamos substituir a lenha, que servia como combustível na caldeira, pelo biogás, um combustível limpo proveniente do dos resíduos do processamento industrial da mandioca. Agora, vamos evitar que a queima da lenha polua o meio ambiente, que o gás polua a atmosfera e ainda vamos conseguir economizar e diminuir o custo dos nosso produtos.
Qual a importância das empresas se filiarem ao sindicato?
Quando nos associamos, contribuímos para o fortalecimento do setor e temos maior representatividade para reivindicar nossos direitos.
Destacaria alguma ação do sindicato que tem beneficiado os empresários?
Através do sindicato podemos definir os rumos futuros do setor, acordar os salários da categoria, fazer consultas de mercado. Mas a última grande conquista do sindicato foi o crédito do ICMS, com essa mudança, só pagamos o imposto uma vez e temos a possibilidade de reduzir o preço para o cliente.
Qual sua sugestão para melhorar a representatividade do sindicato?
Acredito que quanto maior for o número de associados, mais representativos seremos. Por isso acho que pode ser feito um trabalho para incentivar a entrada de novos sócios.

Liderança foi o tema da Jornada de Especialização dos SindicatosProjeto visa aproximar a administração dos portos e os produtores do interior