SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

Projeto prevê utilização de materiais biodegradáveis fabricados a partir da mandioca

Brasília na Copa

clique para ampliar>clique para ampliarProdutos feitos de mandioca levam de 40 a 120 dias (Foto: Divulgação)

Já imaginou um estádio de futebol onde o plástico de copos, talheres e sacolas foi substituído por um material fabricado a partir da mandioca? Seguindo a visão de que “nada se perde, tudo se transforma”, o Mané Garrincha tem planos de adotar o uso desses produtos.

A ideia faz parte do conceito Zero Waste, um programa de aproveitamento total de resíduos que a Secretaria Extraordinária da Copa 2014 e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) pretendem inserir na arena. A utilização dos objetos, 100% biodegradáveis, é um dos ciclos do chamado Lixo Zero, que prevê uma mudança cultural por meio de ações como reciclagem, educação ambiental e reaproveitamento total dos resíduos como matéria-prima para outros produtos.

A previsão é que os materiais sejam utilizados nas lanchonetes e nos restaurantes que vão se instalar futuramente no estádio. Na aparência, o material é semelhante ao plástico, mas o grande diferencial está no tempo de decomposição: enquanto o plástico comum demora 100 anos para se desintegrar no meio ambiente, o produto feito a partir da mandioca leva, em média, de 40 a 120 dias.

A separação será feita no momento do descarte. O material será separado do resíduo orgânico e encaminhado a uma usina de compostagem para ser transformado em adubo. “Além de estimular a consciência das pessoas, a ação vai favorecer o meio ambiente e toda uma cadeia, como a agricultura”, afirma o diretor do SLU, Gastão Ramos.

Ideia sustentável – Nos Estados Unidos, a fabricação de copos e outros objetos biodegradáveis é feita com amido de milho. Por ser comum no Brasil e especialmente no Cerrado, a mandioca é a matéria-prima usada na produção de produtos biodegradáveis. Em Brasília, o projeto para utilização dos objetos está em fase de estudos.

A produção ainda é pequena no país, mas já é feita em Santa Catarina. Para o diretor do SLU, o aumento da demanda pelo material fabricado a partir da mandioca vai estimular o crescimento de empresas e negócios sustentáveis. “Significa a abertura de toda uma cadeia, de mercado de produção, consultorias na área e educação ambiental. Isso é desenvolvimento econômico”, destaca Gastão Ramos.

Caso o projeto seja implantado, o Mané Garrincha será o primeiro estádio de futebol a seguir o programa Lixo Zero. A ideia é que alguns exemplos bem sucedidos no Giants – estádio de baseball da cidade norte-americana de São Francisco – sejam aplicados na arena.

Um deles é a instalação de duas mini usinas de compostagem (reaproveitamento de orgânicos) dentro do estádio para fazer a separação dos resíduos. A colocação de lixeiras com formatos, cores, tamanhos e desenhos conforme o tipo de lixo também está entre as possibilidades. “É autoexplicativo e o próprio cidadão decide qual será a destinação do resíduo”, explica Ramos.

Essas ações vão contabilizar pontos à candidatura do Mané Garrincha para receber o Leed Platinum. O selo é reconhecido internacionalmente e garante que a construção é altamente sustentável. Até hoje nenhum estádio do mundo conquistou esse nível de certificação.

Produtores de Foz do Iguaçu vão difundir nova espécie de mandiocaPrefeitura de Sidrolândia tenta estimular plantio de mandioca nos assentamentos