SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

Secretaria de Agricultura do PR aciona alerta para risco de geadas

09 de maio de 2013

A agrometeorologista Heverly Morais explica que o sistema é uma parceria do Iapar, Instituto Agronômico do Paraná, com o Simepar, Instituto Meteorológico do Paraná, que informa através de boletins diários a ocorrência ou não de geadas em todo o estado.

Apesar de hoje o sistema estar acessível para todo mundo, uma curiosidade é que ele foi criado inicialmente para alertar os cafeicultores. Plantas com até seis meses devem ser completamente enterradas e só devem ser desenterradas quando o Iapar informar. Plantas de seis meses a dois anos devem ser protegidas colocando bastante terra junto ao tronco. O cumprimento dessas orientações, garante 100% que o pé de café não vai se perder em função da geada.

O agricultores podem ter acesso ao serviço através do site do Iapar ou do Simepar. Basta fazer um cadastro e as informações podem ser recebidas inclusive via celular.

Doença que destrói mandioca pode levar milhões à fomeMandioca do Paraná está mais competitiva