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A crise da mandioca nos estados do nordeste provocou reações de parlamentares na Câmara dos Deputados. No início de março, foi apresentado aos participantes da Câmara Setorial da cadeia produtiva da raiz o projeto de campanha de valorização da mandioca, em Brasília. De acordo com o representante da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Eloísio Barbosa Lopes, a promoção da mandioca no mercado nacional será feita por meio da publicação de um livro, realização de eventos e a parceria com estabelecimentos gastronômicos.
A cadeia produtiva da mandioca enfrenta uma das mais sérias crises, especialmente no Nordeste, por causa da estiagem. “Isso exige a adoção de medidas de fortalecimento do setor”, afirmou Lopes. Ele considerou importante aproveitar a visibilidade do Brasil, que sediará os jogos Olímpicos, Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014 para difundir alimentos tipicamente brasileiros.
A campanha da mandioca vai valorizar, além dos atributos culinários e nutricionais, aspectos sociais, econômicos, ambientais e históricos para consolidar a produção agrícola e industrial. Cerca de dois milhões de agricultores familiares brasileiros vivem da produção da raiz.
Os organizadores do XV Congresso Brasileiro de Mandioca, que ocorre de 21 a 26 de outubro, em Salvador, apresentarão palestras e montarão um estande da campanha de valorização da raiz. Está previsto, para o dia 15 de junho, a publicação trilíngue de um Guia Internacional Sabor Mandioca com a receita de 48 pratos à base do alimento. Será realizado também o Festival Sabor Mandioca 2013, em que bares e restaurantes apresentam receitas próprias utilizando a raiz.