SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

Governo pretende incentivar a cadeia produtiva da mandioca

Intenção é desonerar tributos estaduais para dar mais competitividade ao setor

A Secretaria da Fazenda do Paraná está avaliando cada um dos setores da economia do Estado para estabelecer a política que melhor se adequa a cada cadeia produtiva em particular. O setor da mandioca no Paraná, responsável por um faturamento anual de R$ 1,5 bilhão e pela geração de 84 mil empregos, é um dos exemplos de setores beneficiados pela revisão das alíquotas em curso.

O presidente do SIMP, João Eduardo Pasquini, avalia que a indústria da mandioca deve alcançar uma fatia de 80% do mercado nacional em pouco mais de um ano, em função das medidas de incentivo concedidas pelo Governo do Paraná. Hoje, a cadeia produtiva da mandioca detém cerca de 70% do mercado brasileiro, mas há poucos anos havia perdido espaço e caído a 56%, por conta de incentivos fiscais concedidos por outros Estados.

O setor que produz vinho e suco de uva também voltou a receber benefícios fiscais que estavam suspensos desde março. Empresários do setor afirmam que, sem os benefícios, não teriam as mínimas condições de competir com produtos de outros Estados brasileiros e, especialmente, com vinho importado.

O estudo de 20 cadeias produtivas, entre as mais importantes do Estado, também estão em estudo pela Secretaria da Fazenda em conjunto com a (Fiep) e outros órgãos e entidades do Estado. A ideia é desenhar políticas públicas e privadas para cada uma delas.

Associados do SIMP têm benefícios no SesiEdson Campagnolo é eleito novo presidente da Fiep