SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

Dia da Mandioca: Embrapa pesquisa iguaria brasileira para fins energéticos

20 de abril de 2011

Criado pela própria Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Dia da Mandioca é comemorado em 22 de abril. Esta planta, nativa do Brasil, comumente encontrada nas mesas nacionais e de outros países, também está em processo de pesquisa para produção de bicombustíveis.

A mandioca (Manihot esculenta Crantz), cultivada de norte a sul do Brasil, tem-se mostrado matéria prima promissora para produzir etanol, diz a pesquisadora da Embrapa Agroenergia, Sílvia Belém. A planta apresenta um balanço de massa favorável, pois cada tonelada de mandioca, com 30% de amido, pode render até 210 litros de etanol. De acordo com os cientistas da Embrapa é uma excelente alternativa para a produção desse biocombustível.

Entretanto, ainda existem alguns gargalos a ser resolvidos pela pesquisa e, nesse sentido, a Embrapa está desenvolvendo projetos na obtenção de novas variedades da planta e melhorias no processo industrial, adianta Sílvia Belém.

Um dos grandes desafios na produção de etanol a partir de matérias primas amiláceas, como no caso da mandioca, É o próprio processo industrial, salienta a pesquisadora. Isso acontece devido à etapa de hidrólise para obtenção dos açúcares utilizados na produção desse biocombustível. Ao contrário da cana-de-açúcar, em que essas substâncias já estão disponíveis, o processo a partir da mandioca requer essa etapa, o que eleva os custos.

A cientista cita também outro desafio. A falta de biomassa para geração de calor usado nas caldeiras, que no caso da cana-de-açúcar é gerado a partir do bagaço, exige que no processo da mandioca, a energia venha de outra fonte. Para solucionar essa deficiência, os pesquisadores sugerem um consórcio de culturas. Neste caso, os resíduos de outras culturas, como por exemplo, a casca do arroz, poderia suprir essa necessidade.

Em relação às variedades de mandioca, já foram desenvolvidos, pela Embrapa Cerrados, clones híbridos de mandioca amilácea com a açucarada.

Sílvia salienta que a mandioca açucarada, encontrada no Norte do Brasil, embora facilmente processada, é suscetível a pragas e apresenta baixa produtividade. Os clones híbridos apresentam melhor desempenho em relação a esses problemas, sem perder a característica de um processo industrial simplificado. Estas etapas do processo serão pesquisadas pela Embrapa Agroenergia, visando ganhos significativos, especialmente na hidrólise enzimática.

As pesquisas para o desenvolvimento de cultivares e do processo industrial estão sendo realizadas nas unidades da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Agroenergia e Cerrados, no Distrito Federal, Mandioca e Fruticultura, na Bahia, e Amazônia Oriental, no Pará.

Combustível versus comidaCresce produção de alimentos biofortificados