SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

Produção paranaense representa 70% do total nacional

Estado também se destaca no comércio exterior. Estados Unidos são o principal destino dos produtos regionais, enquanto o Paraguai é o primeiro mercado fornecedor

O Paraná lidera o setor brasileiro de produtos à base de mandioca. Cerca de 70% da produção nacional de amido de mandioca (tratada também como fécula de mandioca) é paranaense. Em 2009, a produção nacional foi de 583,9 mil toneladas e o Paraná obteve 413,2 mil toneladas, o equivalente a 70,8%.

clique para ampliar clique para ampliarEstados produtores (Foto: Fiep)

Comércio exterior- Outra variável importante diz respeito às exportações desse segmento. Nos últimos cinco anos, as exportações brasileiras sofreram oscilações significativas. O ano de 2008 foi o que obteve o melhor resultado, com um montante de US$ 9,52 milhões, enquanto o pior foi em 2006, com US$ 6,02 milhões.

Os maiores Estados exportadores são Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, que, somados, representam cerca de 78% do montante exportado.

Em 2006, o Paraná exportou quase US$ 2,2 milhões, uma participação de 36,5% das vendas externas nacionais. Já em 2010, esse percentual subiu para 40,7%, atingindo cerca de US$ 3 milhões.

Entre os principais países de destino das exportações nacionais em 2010 estão os Estados Unidos, com 28,52%, seguido de Bolívia e Portugal, com 21,88% e 12,1%, respectivamente. Os dez maiores mercados somam 86% das exportações brasileiras.

clique para ampliar clique para ampliarMercados de destino (Foto: Fiep)

Estes países compõem, em grande medida, os países de destino das exportações paranaenses. Em 2010, dos US$ 2.997.635,0 em vendas externas, cerca de 34% teve como destino os Estados Unidos, outros 15,7% foram para a Bolívia e 7,3% para a Espanha. Somente esses três países somaram cerca de 77% das exportações do Paraná.

clique para ampliar clique para ampliarExportações (Foto: Fiep)

As importações do setor somaram quase US$ 7 milhões em 2010, um crescimento de quase 486% de 2006 a 2010. O principal país fornecedor dos produtos é o Paraguai, que em 2010 representou 91% das importações brasileiras, principalmente de fécula de mandioca.

A maior parte das vendas do Paraguai para o Brasil são para o Paraná, que representou 95% das importações brasileiras de féculas e outros derivados de mandioca em 2010.

clique para ampliar clique para ampliarImportações (Foto: Fiep)

COMENT�RIOS

Mauricio Gehlen - Terça-feira, 24 de Maio de 2011 - 09:17:43 - Paranavaí/PR

é muito estranho o estado do Rio de Janeiro aparecer como estado exportador, não tem indústria do setor.....