SIMP

Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná

Clínica Social do SIMP reuniu 80 pessoas em palestra sobre o PPP

Há previsão de realização da palestras em Nova Londrina e em Marechal Cândido Rondon ainda este ano

Por: Keila Metz

clique para ampliar clique para ampliarPalestra em Cianorte (Foto: Divulgação)

Perfil Profissiográfico Previdenciário, o PPP. Este foi o assunto da Clínica Social realizada pelo SIMP no último dia 27 de abril, no anfiteatro do Senai. Pelo menos 80 pessoas ligadas à indústria participaram do encontro com o engenheiro de segurança Roberto Sgrott da Silva.

A Clínica Social é realizada pelo SIMP, em parceria com os sistemas Sesi, Senai e Fiep. Em novembro de 2010, o evento aconteceu em Cianorte, com a participação de 59 colaboradores. Desta vez, o evento foi realizado em Paranavaí e já há previsão de que a palestra seja levada também para Nova Londrina e Marechal Cândido Rondon, ainda este ano. A ideia é fazer um circuito de palestras para debater o assunto e sanar as principais dúvidas das empresas sobre o preenchimento do PPP.

Durante a palestra, oferecida gratuitamente aos associados, os participantes puderam entender melhor sobre o PPP, as normas para o preenchimento do Perfil e a entrega ao empregado, implicações e orientações legais, além de conhecimentos sobre o LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho).

O formulário PPP deve ser preenchido pelas empresas que exercem atividades que exponham seus empregados a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física, que possam originar concessão de aposentadoria especial após 15, 20 ou 25 anos de contribuição. Os campos do Perfil incluem, por exemplo, a atividade que o empregado exerce, o agente nocivo ao qual é exposto, a intensidade e a concentração do agente, exames médicos clínicos, bem como dados referentes à empresa.

SIMP entra com ação coletiva contra cobrança ilegal pelo CRQ