Rua Severo de Almeida, 954
83880-000 - Rio Negro/PR
www.simovem.ind.br
simovem@simovem.ind.br
(47)
3645-3520
(47) 3641-6407
A Comissão de Estudos que trata a norma técnica NBR 15930, referente a portas de madeira para edificações intensificou seu trabalho para a revisão da parte 2 sobre os requisitos descritos no documento. O objetivo é fazer as adequações à norma de desempenho da construção civil (NBR 15575), publicada em 2013.
A expectativa é de que o novo texto da NBR 15930 seja enviado para consulta pública ainda em 2016. Esta atividade está sendo realizada pela Comissão de Estudos no âmbito do Comitê Brasileiro da Madeira (CB-31) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A revisão da norma vai permitir um avanço na especificação das portas por desempenho, pois devem ser incluídos requisitos que contemplam, por exemplo, esforços mecânicos e ciclos de abertura e fechamento. Paralelo a isto, a Comissão de Estudos trabalhará na continuação da elaboração dos textos-bases das partes que dizem respeito aos requisitos de desempenho adicionais, como isolamentos acústico, térmico e às radiações, resistência ao fogo, segurança anti-intrusão, acessibilidade e saída de emergência; e à instalação e manutenção.
Avaliação
O setor produtivo avalia que a revisão da norma representa um avanço no processo de melhoria da qualidade de fabricação das portas e na forma como o setor da construção adquire o produto. O Comitê de Portas da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) é uma das entidades, por exemplo, que está acompanhando este trabalho para atender às necessidades das indústrias e dos clientes.
De acordo com a entidade, os fabricantes de portas de madeira se organizaram para colocar no mercado não apenas produtos conformes à NBR, mas também certificados e reconhecidos pelo Inmetro. Isto porque estão atentos à tendência de mais exigências dos compradores por mais qualidade e padronização - principalmente por parte das construtoras.
A busca por qualificação se tornou essencial para estar e atuar neste mercado. Entre os processos que oferecem certificação neste sentido está o Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME). Desde 2014, é possível encontrar no mercado portas com a certificação da ABNT. Até setembro de 2016, 17 empresas possuíam algum produto certificado.
As indústrias selecionam produtos para passar por esta avaliação, que consiste em nove ensaios até alcançar a certificação. Com a revisão da norma, devem ser incluídos outros dois.
Com informações da assessoria de imprensa