Rua Severo de Almeida, 954
83880-000 - Rio Negro/PR
www.simovem.ind.br
simovem@simovem.ind.br
(47)
3645-3520
(47) 3641-6407
O Simovem firmou uma parceria com o Senai para a elaboração de diagnósticos nas indústrias do setor. Este trabalho será feito por uma equipe de especialistas em segurança do trabalho com base na Norma Regulamentadora 12 (NR-12). O objetivo é avaliar as máquinas e equipamentos conforme as exigências da legislação.
As indústrias associadas ao Simovem terão um atendimento individual seguindo cronograma estabelecido entre as partes, sendo que a equipe técnica do Senai vai realizar esse trabalho observando todas as máquinas (estacionárias e periféricas) para realizar a confrontação com o que está determinado na NR-12.
Segundo o presidente do Simovem, Juliano Langowski, as parcerias integram o rol de trabalhos feito pelo sindicato para levar benefícios aos seus associados. “A NR-12 está aí e precisamos fazer todos os processos necessários para que não ocorram problemas. Estamos conseguindo um preço diferenciado nesta consultoria para o associado, para que ele esteja dentro do que é previsto pela lei”, comentou. Nesta parceria, o Simovem e Senai - Unidade Rio Negro negociaram uma consultoria coletiva e, dessa forma, os valores puderam ser diferenciados para os industriais.
Na opinião de Marcelo Olsen, do Sistema Fiep em Rio Negro e que articulou a parceria, as empresas precisam ficar atentas aos prazos e a essas necessidades de adequações. “A norma precisa ser implantada, por ser uma obrigatoriedade, apesar de todas as articulações que existem para algumas mudanças na legislação”, disse.
Após o diagnóstico, a equipe do Senai elabora um relatório com as situações de não conformidade. O documento indicara os encaminhamentos necessários, o valor atribuído como infração, o grau de infração e o prazo estipulado para adequação dos itens. Faz parte também da entrega um resumo estatístico das não conformidades, por tipo de infração, assim como um modelo de cronograma para implementação das adequações.
Nesta parceria, o Simovem e Senai - Unidade Rio Negro, negociaram uma consultoria coletiva e dessa forma, os valores puderam ser diferenciados para os industriais.