SIMOVEM

Sindicato das Indústrias de móveis, Marcenarias, Carpintarias, Artefatos de Madeiras, Serrarias, Madeiras Laminadas e de Painéis de Madeira Reconstituída de Rio Negro

Fiep pede "pacto de governabilidade" para a indústria enfrentar a crise

Presidente do Simovem, Juliano Langowski, participou das homenagens ao Dia Nacional da Indústria e acredita que um dos meios para enfrentar a crise atual é seguir a linha indicada pela federação

clique para ampliarJuliano acredita em alternativas para sair da crise (Foto: Divulgação)

O presidente do Simovem, Juliano Langowski, participou das homenagens ao Dia Nacional da Indústria, na Fiep, no mês de maio. Ele acredita que um dos meios para enfrentar a crise atual é seguir as orientações da federação e assumir um “pacto de governabilidade” no país.

Em sua avaliação, o momento da indústria não é o melhor e será necessário esforço e também união de todos os setores para que a situação seja revertida.

De acordo com ele, o maior desafio tem sido a persistência no trabalho e na produção. “Não podemos desistir. Temos que acreditar, inovar e buscar alternativas porque depende de nós.Mas não apenas de nós, e sim de um conjunto de fatores para a gente continuar seguindo em frente, dar continuidade aos negócios de móveis e da indústria”, cita.

Na visão de Juliano, algumas indústrias estão migrando para as exportações, que têm sido uma alternativa neste cenário. “Não tem como escaparmos dessa crise. Já estamos sentido, na base, a redução significativa de negócios. Uma alternativa, para quem conseguir, é a exportação. Estamos em uma situação, em uma competitividade melhor por causa da parte cambial, porém a situação lá fora também não é das melhores”, avalia.

Ainda assim, o alto custo da operação acaba sendo um empecilho para a indústria. “Mesmo com a valorização do câmbio, o custo aumentou muito, ainda está um desequilíbrio nessa conta”, comenta o presidente do Simovem.

As afirmações de Campagnolo sobre o "pacto" foram feitas durante evento em Curitiba, quando foi encerrada a programação da Semana da Indústria 2015. A Fiep realizou comemorações em todas as regiões do Paraná. Na capital, a entidade homenageou quatro empresários com destacada contribuição para a indústria paranaense.

Paranaenses acompanham 6º Congresso Brasileiro de InovaçãoHistórias de inovação inspiram empresários em Encontro das Micro e Pequenas Indústrias do PR