SIMOVEM

Sindicato das Indústrias de móveis, Marcenarias, Carpintarias, Artefatos de Madeiras, Serrarias, Madeiras Laminadas e de Painéis de Madeira Reconstituída de Rio Negro

Presidente do Simovem avalia o momento econômico

Segundo Juliano Langowski, medidas fiscais são impactantes para o setor madeireiro

clique para ampliarPresidente Juliano Langowski (ao centro) acredita que o momento deve ser de cautela para os investimentos (Foto: Agência Fiep/Mauro Frasson)

O setor madeireiro deve se reunir em breve para uma nova análise do momento econômico em que o país se encontra. Além dos tributos federais, a diretoria do Simovem também está preocupada com o quadro no estado, após medidas de ajustes divulgadas nos últimos meses e que causarão maior impacto a partir de abril.

“Queremos discutir melhor os critérios a serem adotados, assim como racionalizar os gastos”, disse o presidente do Simovem, Juliano Langowski.

Na opinião dele, a alta do dólar também deve ser verificada, pois para quem atua no mercado externo chega a ser positivo agora, mas os preços de matérias-primas também sofrem com essas altas. “Sabemos que temos um impacto geral em nossas indústrias e uma perda significativa com custos altos para o setor produtivo. Estamos de mãos atadas, mas, se soubermos fazer o dever de casa, conseguiremos ultrapassar mais esse período turbulento”, comentou.

Projeto "Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná" vai detectar novos rumos da indústria paranaenseIndustriais do Simovem fazem caravana para feira do setor