Rua Severo de Almeida, 954
83880-000 - Rio Negro/PR
www.simovem.ind.br
simovem@simovem.ind.br
(47)
3645-3520
(47) 3641-6407
O ex-presidente do Simovem, Moacir Romagna, participa em novembro do 9º Encontro Nacional da Indústria (Enai), evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O tema deste ano é “O que a indústria brasileira espera do governo nos próximos quatro anos”, em Brasília. Está prevista a participação de industriais de todos os segmentos e, por causa do momento político que está em andamento, com eleições presidenciais, há uma grande expectativa sobre o encontro.
Na opinião de Romagna, que participou do encontro no ano passado, o tom deverá ser mais crítico. “Com todas as dificuldades do setor às quais passamos, devemos aproveitar esse momento para levar esse nosso descontentamento às autoridades. Precisamos falar como está a nossa economia, não apenas bater palmas”, disse.
Entre os temas que precisam ser abordados, na opinião de Romagna, está a carga tributária. “Temos uma das mais altas cargas tributárias, mas além disso, temos uma energia alta e um porto caro, que nos faz perder mercado para os portos de Santa Catarina. Há necessidade de estudarmos e planejarmos mais os setores da economia, e acredito ser esse um dos momentos, quando empresários de todo o país se reúnem”, afirmou.
Para Romagna, que esteve à frente do Simovem por sete anos, a participação no Enai também auxilia em propostas futuras para os setores. “Há a participação de pessoas gabaritadas, estudiosas, ministros e isso deixa elevado o nível do debate e das exposições, mas precisamos falar todas as dificuldades da economia”, concluiu.