Rua Severo de Almeida, 954
83880-000 - Rio Negro/PR
www.simovem.ind.br
simovem@simovem.ind.br
(47)
3645-3520
(47) 3641-6407
A Fiep realizou, no mês de maio, a Semana da Indústria, para celebrar o Dia da Indústria, lembrado no dia 25. Como encerramento das atividades, houve em Curitiba o encontro “Construção da Agenda da Indústria do Paraná”, que reuniu 90 convidados entre industriais, educadores e diversos segmentos. O presidente do Simovem, Juliano Langowski elogiou a iniciativa. “Essas discussões são importantes para que todos possam debater as necessidades e demandas de nosso setor”, comentou.
Para Juliano, o evento, que percorreu outras regiões do estado, também serve para a reflexão. “Temos que comemorar a semana da Indústria, mas ao mesmo tempo usar esses encontros para uma grande reflexão, pois nossa indústria tem sofrido com algumas questões, como os impostos em excessivos e outras trabalhistas”, disse.
O presidente também comentou que o futuro da indústria depende muito desses debates. “Precisamos pensar nas alternativas e em nosso futuro, para que possamos comemorar, porém, sem deixar a reflexão de lado”, afirmou.
Durante o encontro, foi entregue um caderno intitulado “Recomendações Para Política Industrial Paranaense” com discussões sobre temas como: desenvolvimento de mercado; relações de trabalho; tributação; inovação; financiamento; educação; segurança jurídica; produtividade; ambiente macroeconômico; e eficiência do Estado.
Homenagens
Além dos debates, a Fiep homenageou com o Mérito Industrial os empresários Edsel Rolf Schwarz, fundador da Metalúrgica Schwarz, de Quatro Barras, e Norbert Adolf Heinze, diretor da Forplas, de Fazenda Rio Grande. Além disso, foi entregue o título de Benemérito da Indústria à família do empresário Odair Ceschin, que foi presidente do Sindicato da Indústria de Papel e Celulose do Paraná.
A indústria de Curitiba e RMC
O setor industrial tem um peso significativo na economia do Paraná. São 47 mil empresas, responsáveis por 51,5 mil estabelecimentos industriais, de 27 segmentos, que geram 854 mil empregos. O PIB Industrial do Paraná alcançou R$ 55,7 bilhões em 2011, sendo o quinto maior do país – atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A indústria responde por 27,3% do PIB geral do Paraná. Todo este setor é representado pela Fiep, por meio de seus 109 sindicatos industriais filiados.
A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) abriga 16,2 mil desses estabelecimentos industriais (32% do total do Estado), que empregam 327,7 mil trabalhadores (39% do total). Os setores que geram mais empregos na região são: Construção Civil (25,3%); Veículos e Carrocerias (9,9%); Alimentos (6,6%); Produtos de Metal (5,7%); e Máquinas e Materiais Elétricos (5,4%). Os cinco setores respondem por 53% dos empregos industriais da região. O PIB Industrial da RMC alcançou R$ 26,5 bilhões em 2011, correspondendo a 48% do PIB Industrial do Paraná.