Rua Severo de Almeida, 954
83880-000 - Rio Negro/PR
www.simovem.ind.br
simovem@simovem.ind.br
(47)
3645-3520
(47) 3641-6407
Um grupo de empresários do setor moveleiro e ligado ao Simovem, de Rio Negro, participou de 11 a 16 de março da IX FIQ - Feira Internacional da Qualidade em Máquinas, Matérias Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira, em Arapongas. A Feira, que é bianual e movimentou cerca de R$ 300 milhões em negócios, foi considerada pelos participantes como importante para a troca de ideias, intercâmbios e contatos com fornecedores do setor.
Segundo Sônia Teresinha Quilante Hurt, da empresa Serpol e da Ághata - Indústria e Comércio de Madeiras, todos os aspectos da feira foram positivos, incluindo a organização. “Pudemos observar o andamento de toda a tecnologia e os investimentos no mercado. Como trabalhamos com beneficiamento e serraria, somos parceiros dos fabricantes e há dificuldades na área, mas ao mesmo tempo é possível encontrar boas oportunidades”, comentou.
Para Sônia, o fato da feira não ficar apenas na esfera moveleira, mas também no âmbito das máquinas e equipamentos, mostrou outro lado objetivo. “Para as empresas se manterem bem atualizadas, elas precisam investir em maquinários e em tecnologia. E isso é possível em um bom ambiente de negócios”, contou.
A mesma opinião compartilha o empresário Nelson Buch, da Móveis Jor. De acordo com ele, os contatos com os fornecedores foram muito positivos e a cada ano aumenta o grau de informações e negócios. “Essas informações que obtemos sempre somam, são positivas e muito válidas”.
Para Nelson, cuja empresa atua no mercado interno e também na exportação - com matérias-primas de pinus, MDF cru e laminado - a viagem foi positiva. “Além dos negócios que podem ser feitos, há a possibilidade de conhecer novos mercados, saber o que está acontecendo por todo o setor, não apenas onde trabalhamos e esse intercâmbio é muito bom”, concluiu.
A FIQ recebeu visitantes de todo o País e representantes de pequenas, médias e grandes empresas, interessados em conhecer e interagir com os lançamentos da indústria fornecedora do Brasil e do exterior. Com 200 expositores, 65% deles representantes do segmento de máquinas para madeira, o evento cresceu 13% em relação à edição anterior realizada em 2012.