SIMOVEM

Sindicato das Indústrias de móveis, Marcenarias, Carpintarias, Artefatos de Madeiras, Serrarias, Madeiras Laminadas e de Painéis de Madeira Reconstituída de Rio Negro

Presidente espera estabilidade para o setor em 2012

Moacir Romagna quer ouvir associados para oferecer cursos conforme necessidades locais

O setor madeireiro e de móveis deve passar por um período de estabilidade para retomar o crescimento, que foi prejudicado em 2011 pelas dificuldades no comércio exterior. O principal entrave é o subsídio governamental recebido pelos outros países, o que emperra a diversificação de mercados dos móveis.

O presidente do Simovem, Moacir Romagna, espera que o setor reverta esse cenário em 2012. "Esperamos que esta situação se regularize para que 2013 seja um ano muito positivo para nós, que tivemos um ano de 2011 muito ruim para o setor de madeira e móveis", aponta.

Já para o Sindicato, Romagna cita que algumas empresas migraram para Santa Catarina, enquanto outras se associaram, mantendo o número de membros estável. "Algumas empresas mudaram-se para Santa Catarina em busca de melhores condições. Agora, o Sindicato visa o crescimento do número de associados, além de melhorias", avalia.

Cursos - Junto à Fiep, ao Sesi e ao Senai, o Simovem quer ofertar cada vez mais cursos de qualificação para os setores de madeira e móveis. "Queremos ouvir os associados e repassar suas necessidades para que estas entidades nos ajudem a atendê-los", adianta.

Confraternização -
O discurso do presidente aconteceu durante o jantar de final de ano do Sindicato, realizado no dia 17 de dezembro. O local escolhido para o evento foi o Clube Rio Negrense, que teve a participação de autoridades, representantes da coordenadoria regional da Fiep e do Simovem, além de 29 empresários do ramo madeireiro.

Simovem promove jantar de final de anoEmpresas têm até 31 de janeiro para recolher Contribuição Sindical