SIMOV

SINDICATO DA INDÚSTRIA DO MOBILIÁRIO E MARCENARIA DO ESTADO DO PARANÁ

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Simov promove ciclo de palestras Paraná Móvel para empresários do setor

Evento foi realizado, em junho, em parceria com o Tecpar e o Sebrae

clique para ampliarParaná Móvel foi realizado no auditório do Sebrae/PR em Curitiba (Foto: Joyce Carvalho)

Industriais do setor moveleiro participaram, nos dias 22 e 23 de junho, da primeira edição do Paraná Móvel, ciclo de palestras promovido pelo Simov em parceria com o Tecpar e o Sebrae, com auxílio de patrocinadores. Foram apresentados assuntos importantes para os empresários, com foco na busca por novidades em meio ao momento difícil que passa o segmento.

No primeiro dia de evento, os participantes acompanharam uma série de palestras relacionadas ao setor. A primeira foi "Panorama Setorial Moveleiro: Dinâmica do Mercado de Móveis Paranaense", ministrada por Jerri Adriani Chequin, da Fiep.

Ele contou aos empresários como as exportações podem se tornar alternativas de negócios no atual momento. “Pesquisas indicam baixo interesse em exportação. Apenas 12% das empresas do setor exportam; 41% afirmam que não possuem volume para exportação; e 17% dizem não ter acesso aos canais necessários”, afirmou.

Chequin destacou ainda a importância de planos de ação e de investimento nas empresas moveleiras. “Nossa pesquisa mostrou que 71% dos entrevistados disseram que não se importam com qualidade. Além disto, quando questionados sobre planos, o foco foi a compra de máquinas e equipamentos, sem investimentos na área gerencial”, alertou.

A segunda palestra, intitulada de "Como vencer os desafios da conjuntura atual a partir da Inovação", tratou das estratégias para superar a crise apontadas por Carlos Bessa, especialista do setor moveleiro. Ele mostrou como a inovação pode ser encontrada nas indústrias, sem ser necessário “inventar a roda”. “O moveleiro investe na área tecnológica, mas não em áreas como comercial e gerencial. A inovação pode estar aí”, comentou.

De acordo com Bessa, os produtos do setor precisam estar cada vez mais adaptados aos tamanhos dos imóveis e do estilo de vida dos consumidores. “Quem faz o que todo mundo faz terá apenas uma saída: fazer mais barato”, salientou.

Paulo Luccas, da Focus Consulting, falou sobre "Um olhar estratégico sobre a crise"; Luciana Barreto Adad, do Tecpar, ministrou a palestra "Vantagem competitiva com a inovação tecnológica do mobiliário"; e Leonardo Oda falou sobre "Marketaria: fazendo o marketing com suas próprias mãos".

Os participantes do 1º Paraná Móvel ainda acompanharam, no segundo dia de programação, as oficinas "Simulador de Vendas", com o facilitador Roberto Roehrig, e "Design Thinking", ministrada pelo facilitador André Luís Turetta.

A próxima edição deve acontecer em novembro deste ano.

Simov aprova tabela da Contribuição Confederativa 2016Ministro Gilmar Mendes participa do lançamento do Vote Bem