SIMOV

SINDICATO DA INDÚSTRIA DO MOBILIÁRIO E MARCENARIA DO ESTADO DO PARANÁ

Associadas ao Simov seguem com trabalhos dentro do Programa de Apoio à Competitividade da Indústria

Em 2016 já foram realizadas três rodadas de visitas relacionadas à consultoria, com o objetivo de tornar as empresas mais sustentáveis e competitivas; associadas também já alcançam bons resultados no projeto Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae

clique para ampliarclique para ampliarRodada de consultoria realizada em março na indústria Móveis Heck, de Curitiba (Foto: Divulgação)

Os associados do Simov que fazem parte do Programa de Apoio à Competitividade da Indústria, promovido pela Fiep, já receberam três rodadas de visitas relacionadas à consultoria prevista no programa desde o início de 2016. Com  base nos encontros, os consultores da SV Consultoria, empresa de Arapongas especializada no segmento, realizam um diagnóstico da indústria e, a partir da aplicação de um modelo de negócios, identificam quais os parceiros, atividades e recursos chaves envolvidos na cadeia da qual participa a empresa.

Os profissionais identificam ainda a proposta de valor, realizam um levantamento do segmento de clientes atendidos pela indústria, canais de comunicação e de distribuição dos produtos e o tipo de relação comercial estabelecida, além de avaliar o fluxo de receitas do negócio e estruturas de custos. Com o auxílio dos consultores, as empresas também aprendem a utilizar uma metodologia específica para determinar quais os pontos fortes e fracos, vantagens, desafios e oportunidades relacionadas ao atual momento do negócio.

A partir destas informações, a consultoria trabalha em conjunto com os profissionais da indústria para buscar soluções e otimizar recursos, valorizar aspectos do negócio e agregar valor aos produtos, tornando a empresa mais competitiva e sustentável.

Estão previstas no total seis rodadas de consultoria para cada empresa, realizadas mensalmente. Durante o processo, são avaliadas diversas demandas e os consultores realizam sugestões que abrangem desde iniciativas de comunicação e marketing, recursos humanos, reorganização da área produtiva, reestruturação de custos e formação de preços de venda, reorganização da área financeira, entre outros, de acordo com a necessidade de cada indústria.

ALI

Além deste programa de competitividade, parte dos associados do Simov integra o projeto Agentes Locais de Inovação (ALI), que é desenvolvido desde o ano passado. As empresas participantes já estão obtendo resultados consideráveis e mudanças positivas em seus negócios. Com isto, aprimoram suas maneiras de atuar no mercado, alcançando resultados cada vez mais satisfatórios.

Líderes exercem papel primordial para motivação da equipe em tempos de crisePresidente do Simov acompanha inauguração de sede do Fetraconspar