SIMOV

SINDICATO DA INDÚSTRIA DO MOBILIÁRIO E MARCENARIA DO ESTADO DO PARANÁ

Senai no Paraná realiza nova edição do Projeto de Móveis

Capacitação tem como proposta planejar, desenvolver e apresentar um móvel de série em três semanas

O Senai no Paraná promove, até 07 de agosto, a 17ª edição do Projeto de Móveis, em Arapongas, na região norte do estado. Realizado em parceria com a Fachshule für Holztechnik, a Escola Técnica da Madeira de Stuttgart, na Alemanha, o projeto recebe um professor e três alunos alemães, que trabalharão em conjunto com docentes do Senai das áreas de Madeira, Mobiliário e Design, de Curitiba, União da Vitória e Arapongas.

A programação inclui o planejamento, desenvolvimento e apresentação de um móvel de série, com a utilização do software 3D-generator. Os objetivos da ação são a troca de informações e experiências na área educacional e cultural, o atendimento à demanda da indústria por estudantes com apoio dos técnicos de ensino, e o benchmarking de planejamento e execução de projetos da Alemanha.

“A tecnologia da simulação virtual para elaboração e desenvolvimento de produtos nas marcenarias, associada à engenharia de produção é um salto qualitativo para o setor de móveis sob medida”, afirma Nilson Violato, gerente da unidade do Senai em Arapongas. “Essa experiência que o projeto irá proporcionar estará voltada à praticidade, a facilidade e a celeridade nas entregas de resultados”, acrescenta.

Ações como essas tornam a parceria efetiva e fortalecem as alianças internacionais, bem como incrementam a qualidade de oferta educacional.

Experiência rica

O professor Irineu Caznok, da unidade de União da Vitória, já participa há algumas edições do Projeto de Móveis. Para ele, a experiência é sempre muito rica. “Tanto o ganho do Sistema Fiep quanto o ganho pessoal são muito grandes. Convivemos com profissionais de escolas alemãs de grande expertise. E eles sempre trazem novidades na área, o que contribui muito para melhorar o nosso trabalho”, afirma.

A expectativa nesta edição fica por conta do novo sistema de projeção de móveis, trazido pela equipe alemã. “Usaremos esse sistema pela primeira vez. Com certeza, isso vai facilitar e agregar valor ao nosso trabalho”, diz o professor.

Em anos anteriores, os projetos variaram em torno de móveis e construções em woodframe.

Fonte: Sistema Fiep

Simov encerra negociações para a CCT com duas entidades que representam trabalhadores do setorCampanha Doe Calor será encerrada em agosto