SIMOV

SINDICATO DA INDÚSTRIA DO MOBILIÁRIO E MARCENARIA DO ESTADO DO PARANÁ

Industriais do setor moveleiro ainda podem aderir ao programa do Sebrae/PR com foco em inovação

Objetivo é levar a cultura de inovação principalmente para pequenas empresas

O Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ainda está com as inscrições abertas para industriais do setor moveleiro do Paraná.

A proposta foi apresentada pela primeira vez, aos associados do Simov, durante reunião de diretoria, em dezembro de 2014 e, desde então, cerca de 20 indústrias ligadas à entidade já aderiram e desenvolvem ações previstas no programa. Outras empresas do setor moveleiro também participam do ALI. O objetivo é levar a cultura de inovação principalmente para pequenas empresas, com faturamento bruto anual entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões.

O agente local de inovação faz o acompanhamento das indústrias participantes, por meio de diferentes etapas, como diagnóstico empresarial, mensuração do grau de inovação e plano de ações. “Em um primeiro momento, identificamos as necessidades e as características de cada indústria. Após esse trabalho, o empresário recebe um relatório com o resultado do diagnóstico, nas áreas de gestão e inovação”, explica Jacqueline da Costa, a agente local de inovação capacitada e destacada pelo Sebrae/PR para atender o segmento.

Juntos, o agente local de inovação e o industrial vão trabalhar em um plano de ação para alavancar áreas importantes e que sejam de interesse da empresa. O plano deve conter um mínimo de cinco iniciativas. Todo o trabalho é realizado por meio de visitas periódicas e contatos mensais. O ALI ajuda a organizar a prioridade da empresa e a identificar as parcerias e instituições que podem ajudar no processo.

Por meio do programa, a indústria participante pode, por exemplo, acessar recursos do Sebraetec (outro programa do Sebrae, com subsídios para a execução de projetos com foco em inovação e tecnologia). “O industrial não consegue recursos do Sebraetec, neste momento, se procurar um atendimento direto”, alerta Jacqueline, reforçando como o programa ALI atua na conscientização da importância da inovação entre os empresários.

A agente local lembra que, para ter sucesso em uma iniciativa como esta, o empresário deve estar aberto para a realização de mudanças. Algumas indústrias participantes - e que são associadas ao Simov - já estão colocando em prática as ações previstas em seus planos de trabalho, desenvolvidos junto com a agente local de inovação.

Há casos de reestruturação de processo produtivo, com apoio dos recursos do Sebraetec; implantação de medidas voltadas para recursos humanos, como elaboração de código de conduta e organização do setor, além da oferta do Cartão Sesi aos funcionários; e produção de site para a empresa.

As informações sobre o Programa ALI podem ser obtidas com a agente local de inovação Jacqueline Soares da Costa, por meio do telefone (41) 9252-0974 ou pelo e-mail jscosta.alipr@gmail.com. O Simov também pode fornecer mais dados aos interessados.

Experiência

A empresa Primeira Linha, associada ao Simov, aderiu ao programa no início deste ano e já está trabalhando em ações relacionadas com seu planejamento estratégico. “Este é um dos itens que vamos trabalhar dentro da empresa. Vamos ter também uma consultoria na área de mapeamento de processos, mais para o chão de fábrica. A gente já vinha implantando uma série de mudanças e acredito que essas consultorias e ações por meio do programa vão nos ajudar bastante. Está sendo bastante positivo”, destacou o industrial Renato Valente.

Forplas Escadas, associada ao Simov, recebe prêmio nacionalSimov apoia Campanha Doe Calor, do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba