SIMOV

SINDICATO DA INDÚSTRIA DO MOBILIÁRIO E MARCENARIA DO ESTADO DO PARANÁ

Industriais do setor moveleiro podem participar do projeto Agentes Locais de Inovação (ALI)

Programa foi apresentado aos associados durante reunião de diretoria do Simov, realizada em dezembro

clique para ampliarclique para ampliarAssociados conheceram mais sobre o projeto ALI durante reunião de diretoria (Foto: Joyce Carvalho)

Os industriais do setor moveleiro podem contar com mais uma oportunidade para fomentar a inovação dentro de suas empresas. Após a realização do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), os associados do Simov têm a opção de incrementar seus processos e produtos para favorecer a competitividade por meio do projeto Agentes Locais de Inovação (ALI), desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O programa foi apresentado aos industriais na última reunião de 2014 da diretoria do Simov, realizada em dezembro.

O objetivo é levar a cultura da inovação para as pequenas empresas - podem participar as que possuem faturamento até R$ 3,6 milhões por ano. O ALI consiste em um acompanhamento - gratuito - por dois anos dentro de cada indústria. O projeto é realizado em diversas etapas, incluindo diagnóstico empresarial, mensuração do grau de inovação da empresa, plano de trabalho para ações práticas e conclusão da atividade.

De acordo com Jaqueline Soares da Costa, agente local de inovação, a atuação do ALI juntamente com a empresa vai seguir os focos determinados durante o processo. O profissional que vai trabalhar com o industrial vai fazer a ponte entre os provedores de solução e a melhoria dos processos da empresa.

O ALI é um projeto nacional, que localmente conta com o apoio da Fiep e do Simov. Esta é a quarta edição do programa. Desta vez, 50 indústrias do setor moveleiro paranaense serão beneficiadas. Por isto, é importante que os interessados procurem informações sobre a adesão ao ALI o quanto antes. O contato pode ser feito com o Simov e com o Sebrae, pelo telefone (41) 3330-5800.

Missões empresariais

Durante a reunião de diretoria, os participantes também discutiram a participação em missões empresariais para feiras e eventos específicos do setor moveleiro, como o caso da Fimma, programada para março, e do Salão de Milão, que acontece em abril. A equipe do Simov espera a manifestação dos associados para a participação em missões e a sugestão de eventos que podem ser acompanhados pelos industriais. Isto é importante para a programação de um calendário específico para isto, com vantagens e facilidades aos associados. Para informar qual evento deseja visitar, entre em contato com o Simov pelo telefone (41) 3342-5052.

Logística reversa será realidade, a partir de 2015, para setor moveleiro e outros seis segmentosDecormade comemora 40 anos de conquistas