SIMOV

SINDICATO DA INDÚSTRIA DO MOBILIÁRIO E MARCENARIA DO ESTADO DO PARANÁ

Para presidente do Simov, imagem do Brasil no exterior foi afetada pelo desempenho econômico recente do país

Mauro Pereira Schwartsburd repassou informações sobre a missão internacional na Alemanha durante reunião de diretoria da entidade; encontro ainda abordou campanha da Abimóvel e missão sobre Logística Reversa em Portugal

clique para ampliarclique para ampliarDiretoria do Simov repercutiu assuntos relativos ao setor (Foto: Joyce Carvalho)

O presidente do Simov, Mauro Pereira Schwartsburd, integrou a comitiva da Fiep que visitou a feira Global Connect, realizada no início de novembro em Stuttgart, na Alemanha. Durante a missão internacional, ele esteve em contato com industriais europeus, que passaram uma impressão mais crítica em relação ao Brasil.

“Em termos de negócios, nosso país não está com uma imagem boa. Há pouco interesse de empresas estrangeiras em se estabelecer no Brasil. Mas a missão internacional foi muito interessante e produtiva, inclusive com informações sobre troca de tecnologia e parceria renovadas com entidades e universidades”, destacou.

Schwartsburd, que participou da missão a convite do presidente da Fiep, Edson Campagnolo, apresentou um saldo positivo sobre a iniciativa durante a reunião de diretoria do Simov, realizada em novembro.

Outro assunto importante abordado durante o encontro foi a iniciativa da Abimóvel em criar um plano de ação de combate às irregularidades no corte e fitamento de chapas. A prática vem prejudicando o setor moveleiro, em especial o de móveis planejados.

O plano prevê ações de naturezas tributária, trabalhistas, regulatória e ambiental, além de proteção de livre concorrência, entre outros. “Também está prevista uma ação para a responsabilização do consumidor que contrata serviço desta maneira. Se houver um acidente de trabalho na casa de quem adquiriu o serviço de forma ilegal, o próprio consumidor assumiria a responsabilidade”, destacou o vice-presidente do Simov, Luiz Fernando Tedeschi, durante a reunião.

Logística Reversa

Durante a reunião de diretoria, o 1º secretário do Simov, Norbert Heinze, apresentou aos associados o saldo da missão internacional sobre Logística Reversa em Portugal, realizada no fim de outubro. Ele integrou o grupo que interagiu com autoridades portuguesas nesta área. Heinze e os outros participantes conheceram sobre os sistemas de coleta de resíduos e de logística reversa empregados no país europeu. “Uma grande ‘sacada’ que Portugal teve foi não chamar os resíduos de lixo, e sim de material a ser valorado”, comentou Heinze, lembrando que Portugal possui uma taxa de gestão de resíduos e segue uma rigorosa legislação sobre o assunto.

De acordo com ele, todo o material que pode ser reciclado é triturado e separado apenas depois deste processo. Heinze visitou uma fabricante de casas pré-fabricadas de madeira para conhecer mais sobre o processo com este tipo de matéria-prima. “Uma empresa específica leva os resíduos de produção, que paga por aquilo que pode ser reutilizado e cobra um valor para destinar corretamente o restante”, contou. Heinze ficou impressionado que as informações foram passadas por uma vendedora da empresa portuguesa, o que demonstra a integração de todos os setores para a questão ambiental.

Repercussão

Os presentes na reunião de diretoria do Simov ainda repercutiram os assuntos abordados durante o Encontro Nacional da Indústria - Enai 2014 e acompanharam uma apresentação sobre o saldo do 5º Congresso Moveleiro e o lançamento da próxima edição, que será realizada em 2015.

Projeções do IEMI indicam queda na produção de móveis e colchões em 2014Simov realiza jantar de confraternização no dia 02 de dezembro