SIMOV

SINDICATO DA INDÚSTRIA DO MOBILIÁRIO E MARCENARIA DO ESTADO DO PARANÁ

Seminário Design for all reúne estudantes, industriais, professores e consumidores

Projetos desenvolvidos pelos alunos do curso de Design para Móveis, do Senai Paraná, foram apresentados como parte de disciplina ministrada por Cristiana Miranda, associada do Simov

clique para ampliarclique para ampliarSegundo Cristiana Miranda, seminário visava estimular a troca de experiências sobre os projetos apresentados pelos alunos e o conceito de design for all (Foto: Agência Fiep)

O Seminário Design for all, realizado no fim de outubro no Campus da Indústria, em Curitiba, se tornou um ponto de convergência para estudantes, professores, industriais e consumidores. O evento reuniu estes personagens para a troca de experiências sobre projetos apresentados pelos alunos do segundo módulo do curso de Design de Móveis do Senai Paraná.

Como parte da disciplina Prática Projetual II, eles montaram projetos dentro do conceito de design for all, ou seja, espaços que podem ser utilizados por pessoas com e sem restrições físicas, cognitivas e sensoriais. Os trabalhos foram realizados sob a curadoria da professora Cristiana Miranda, sócia da Shargal Consultoria e Design, associada do Simov.

Três grupos apresentaram projetos para um closet, uma cozinha e um home office. Para montar os projetos, os alunos do curso pesquisaram bastante sobre o tema, além de realizar entrevistas com pessoas com necessidades especiais, que apontaram uma série de itens que precisavam constar nos projetos para que o dia a dia deles fosse facilitado.

Uma das equipes apresentou o design de uma cozinha, intitulado de Projeto Crab. Tendo como mote as articulações e pinças do caranguejo vermelho, os estudantes idealizaram uma cozinha com bancadas móveis e outras unidades com acessos facilitados, tirando os armários altos e outros impedimentos para os consumidores que utilizam cadeiras de rodas.

Após as apresentações, professores, profissionais e industriais fizeram observações aos estudantes sobre detalhes dos projetos. “O objetivo era trocar as experiências e ouvir as críticas. Após o seminário, os alunos vão fazer uma revisão de seus projetos e apresentar a conclusão dos trabalhos no encerramento da disciplina”, comentou Cristiana.

Ao final da apresentação, o consultor do Conselho Setorial da Indústria Moveleira da Fiep, Constantino Bezeruska, convidou os estudantes para fazer os protótipos dos projetos para apresentá-los na próxima edição do Congresso Moveleiro, que será realizado nos dias 16 e 17 de setembro de 2015. Um espaço especial dentro do evento será destinado para a exibição dos projetos dos alunos do curso, além da possibilidade de apresentarem uma palestra sobre o tema. Por meio da Fiep, os estudantes terão suporte para tirar o projeto do papel. Com esta medida, será possível mostrar à indústria moveleira um nicho de mercado que pode ser mais explorado.

Associados do Simov ajudam os atingidos por fortes chuvas em Campo LargoCurso de Planejamento, Programação e Controle de Estoques está agendado para novembro