SIMOV

SINDICATO DA INDÚSTRIA DO MOBILIÁRIO E MARCENARIA DO ESTADO DO PARANÁ

Grupo de Apoio Sindical é apresentado para associados do Simov

No projeto, industriais têm capacitação sobre situações de crise nas relações trabalhistas e sindicais, incluindo as negociações de acordos individuais

Durante a última reunião de diretoria do Simov, realizada em junho, os associados da entidade conheceram detalhes sobre o projeto Grupo de Apoio Sindical (GAS), promovido pela Gerência da Central de Relações com os Sindicatos e Coordenadoria Regionais da Fiep.

O principal objetivo da iniciativa é capacitar os dirigentes sindicais e os industriais associados para enfrentar situações de crise nas relações trabalhistas e sindicais, como no caso das negociações de acordos coletivos (também chamados de acordos individuais ou acordos separados).

Segundo Priscilla Caetano, coordenadora do Departamento de Assistência Sindical da Fiep, a ideia do projeto é sensibilizar, principalmente os empresários, sobre a importância da organização interna da indústria para evitar uma suscetibilidade perante ameaças do sindicato laboral, principalmente nos momentos de negociação dos acordos coletivos de trabalho, celebrados diretamente entre uma empresa específica e a entidade que representa os trabalhadores.

Estes acordos são diferentes da Convenção Coletiva de Trabalho, que fornece as orientações gerais para toda a base e é firmado entre os sindicatos laboral e patronal. “Muitas vezes, quando o sindicato laboral está negociando a Convenção Coletiva de Trabalho, ele também pressiona as indústrias para fecharem estes acordos coletivos. O empresário, às vezes até por falta de conhecimento ou até de contato com o sindicato patronal, acaba negociando mal este acordo”, explica Priscilla.

Apesar de ser um contrato direto entre determinada indústria e o sindicato laboral, o acordo coletivo pode impactar todo o setor. “O empresário pode criar um precedente negativo e isto é utilizado de forma negativa na negociação da Convenção Coletiva de Trabalho. Neste caso, vale para todos e a maior parte da base das indústrias é formada por microempresários, com uma capacidade econômica bem menor”, salienta a coordenadora.

Priscilla lembra que o GAS foi criado justamente para dar um suporte nesta questão. Todo o trabalho é feito via sindicato, que auxilia na sensibilização do industrial e na prevenção do efeito danoso que uma negociação mal conduzida pode gerar para todo o segmento. Para atingir seu objetivo, o GAS realiza uma capacitação para industriais e gestores.

Após a apresentação realizada para a diretoria do Simov, o sindicato já demonstrou interesse em participar do projeto do GAS. De acordo com Michelle Martiniski, assistente administrativa do Departamento de Assistência Sindical da Fiep, o treinamento precisa ser realizado tanto com os próprios industriais (donos ou diretores da empresa) quanto com gestores (gerentes), especialmente das áreas de Recursos Humanos ou financeiro. “É obrigatória a presença do industrial na primeira etapa para a participação no projeto”, destaca. A carga horária é de quatro horas para os industriais (fora do expediente comercial) e de 16 horas para os gestores (em dois módulos com oito horas, cada).

Os conteúdos administrados são: importância do plano de contingência para a indústria; análise das tendências das centrais sindicais e sindicatos dos trabalhadores; avaliação sobre o que as indústrias têm feito sobre relações trabalhistas e sindicais; exposição da estrutura sindical brasileira; modalidades de negociação trabalhista e seus efeitos; avaliação de recomendações de ações proativas; implantação de um planejamento das relações trabalhistas e sindicais; revisão do modelo de comunicação interna da indústria; relacionamento com o poder público; e sensibilização sobre a importância do gestor nas relações trabalhistas.

A capacitação é ministrada por Roberto Sotomaior Karam, empresário, ex-presidente do Sindimetal e ex-vice-presidente da Fiep; e Marino Roberto Rodilha, consultor para empresas em RH e Relações Trabalhistas, diretor de relações trabalhistas na ABRH-PR e executivo de RH em grandes empresas multinacionais e nacionais.

Os interessados em participar da capacitação deve contatar diretamente o Simov, que vai informar sobre as datas dos treinamentos.

Curso promovido pelo Simov reúne empresários do setor moveleiro em Pato BrancoPrêmio Finep de Inovação está com inscrições abertas