SIMOV

SINDICATO DA INDÚSTRIA DO MOBILIÁRIO E MARCENARIA DO ESTADO DO PARANÁ

Logística Reversa é tema de palestra em Pato Branco

Simov ainda alerta empresários sobre entrega de relatório ao Ibama até 31 de maio

clique para ampliar>clique para ampliarPalestra sobre Logística Reversa em Pato Branco teve apoio do Simov (Foto: Divulgação)

Empresários do setor de metalurgia, mecânica, reparação de veículos, madeira, móveis e vestuário acompanharam, no mês de abril, uma palestra sobre Logística Reversa, realizada na cidade de Pato Branco. O evento contou com o apoio do Simov, ao lado do Sindimetal Sudoeste, Sindirepa, Sindimadmov, Sinvespar e Sindipal. A iniciativa teve o apoio das coordenadorias regionais da Fiep em Pato Branco e Francisco Beltrão.

O objetivo foi sensibilizar os empresários da região quanto ao assunto, pois ainda há muitas dúvidas. Carlos Edson Waltrick, técnico consultor do Senai Paraná, foi o responsável por ministrar a palestra no Teatro Sesi em Pato Branco. Ele expôs sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei federal 12.305/10), a responsabilidade compartilhada, edital de chamamento e aspectos legais da Logística Reversa.

O plano específico para as indústrias madeireira e moveleira já foi protocolado na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e entregue formalmente aos técnicos do órgão estadual, que vai analisar o teor do documento.

Os sindicatos que promoveram o evento assinaram um termo de compromisso com a Sema e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para uma agenda positiva visando a elaboração e a aplicação do Plano de Logística Reversa em seus setores.

Ibama

O Simov lembra os associados sobre a necessidade de enviar ao Ibama os relatórios referentes às atividades exercidas em 2013, em caráter excepcional, conforme Instrução Normativa nº 06/2013 - Cadastro Técnico Federal do Ibama (lei 10.165). O encaminhamento deve ser feito até o dia 31 de maio. O cadastro irregular é classificado como crime ambiental. (Fonte ISA – Inovação Serviços Ambientais).

Boas vindas aos novos associados do SimovEmpresários do setor moveleiro conhecem oportunidades para investir no Paraguai