SIMOV

SINDICATO DA INDÚSTRIA DO MOBILIÁRIO E MARCENARIA DO ESTADO DO PARANÁ

Indústria moveleira participa de cerimônia de entrega do Plano de Logística Reversa à Sema

Presidente do Simov, Luiz Fernando Tedeschi, participou da cerimônia de entrega do plano da cadeira produtiva de madeira e móveis ao secretário de Estado do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, perante a presença do presidente da Fiep, Edson Campagnolo

clique para ampliar>clique para ampliarLaerty Dudas, Luiz Eduardo Cheida, Luiz Fernando Tedeschi e Paulo Roberto Pupo durante cerimônia (Foto: Agência Fiep)

O Plano de Logística Reversa para os setores de madeira e móveis foi entregue oficialmente à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) no fim de março, em cerimônia realizada na sede da Fiep e que contou com a presença do presidente do Simov, Luiz Fernando Tedeschi. O documento já havia sido protocolado na secretaria no fim de fevereiro, dentro dos prazos determinados pela Sema no ano passado. O secretário Luiz Eduardo Cheida e o coordenador de resíduos sólidos da Sema, Laerty Dudas, receberam o documento.

O Plano de Logística Reversa para a cadeia produtiva da madeira e móveis foi formulado com a consultoria do Senai, que se juntou ao trabalho dos 11 sindicatos que representam estes setores industriais no Paraná. “Esse plano com certeza absoluta nos garante não apenas a tranquilidade de que estamos avançando e fazendo certo, mas também que possamos mandar para o Brasil as experiências que estamos tendo aqui”, afirmou Cheida.

O presidente do Simov destacou a grande adesão das entidades representativas da cadeia durante a formulação do plano, entre 2013 e 2014. Tedeschi ainda lembrou que os setores se anteciparam à obrigação de aderirem à Política Nacional de Resíduos Sólidos, na qual está prevista a Logística Reversa. “Essa é uma trajetória sem retorno, dentro de um processo que vai gerar melhorias para toda a sociedade”, comentou.

clique para ampliar>clique para ampliarPresidente do Simov durante a entrega do Plano de Logística Reversa (Foto: Agência Fiep)

Agora, as entidades que formam a cadeia destas indústrias aguardam um posicionamento do órgão público sobre o documento apresentado. A Sema deverá dar seu parecer sobre o conteúdo do plano, antes que ele comece a ser colocado em prática pelas empresas do segmento.

O documento contém informações sobre o uso de materiais, geração de resíduos e produtos fabricados. O plano ainda apontou quais os resíduos que os setores são responsáveis e quais ações serão colocadas em prática para a Logística Reversa. Há uma lista de metas que deve ser cumprida conforme calendário proposto no documento.

Segundo o Simov, ainda não há prazo para a Sema divulgar o seu parecer sobre o plano elaborado pelo setor para atender a obrigatoriedade da Logística Reversa. Se o posicionamento for positivo, com a aprovação do texto, tem início o prazo para o cumprimento de metas e ações que constam no plano. Se houver uma devolução do plano com ressalvas, será necessário adaptar os pontos indicados e submetê-los novamente ao aval da Sema.

Com informações da Agência Fiep

Associados podem participar de grupos para visita em feiras comerciaisSucesso das missões comerciais depende diretamente do planejamento das empresas