SIMOV

SINDICATO DA INDÚSTRIA DO MOBILIÁRIO E MARCENARIA DO ESTADO DO PARANÁ

Palavra do Presidente

Presidente do Simov faz avaliação sobre o desempenho do setor e da entidade em 2013. Luiz Fernando Tedeschi destacou as ações implantadas no Simov durante a sua gestão, que se encerra em abril de 2014. Ele ressalta os projetos implantados pelo Simov, que resultaram em aumento no número de associados

Neste balanço de fim de ano para o Boletim da Indústria, o presidente do Simov, Luiz Fernando Tedeschi, avaliou como positivo o ano de 2013 para o setor moveleiro paranaense, com desempenho acima das expectativas iniciais para a atividade. Ele ainda ressaltou os projetos implantados pelo Simov, que resultaram em aumento no número de associados durante a sua gestão e um maior suporte aos empresários do setor, por meio do departamento comercial da entidade e de parcerias firmadas dentro deste propósito.

Qual é a avaliação sobre 2013 para o Simov?

Quanto ao Simov, foi muito intensa a atividade. Desde o início da minha gestão (2011-2014), o Simov teve uma mudança para uma postura mais pró-ativa. Então esteve mais agressivo no mercado, atendendo, participando mais junto às empresas e levando as oportunidades existentes para que as empresas pudessem melhorar para atender o mercado, que está cada vez mais dinâmico. A minha gestão se encerra em abril de 2014 e acho que ela foi positiva. Colocamos uma semente no Simov, uma nova postura, com implantação de novos projetos, implantação do departamento comercial, o que foi inusitado dentro de um sindicato. Inclusive, a gente não chama mais de sindicato, e sim de entidade de representatividade empresarial, dentro desta nova postura.

Conseguimos uma aproximação muito maior entre as empresas, um entendimento que a entidade é importante para o desenvolvimento das empresas. E levando oportunidades, pois uma empresa sozinha não consegue se desenvolver. Quando se trabalha no coletivo, com uma representação empresarial, você consegue ter mais sucesso. O departamento comercial foi o grande passo inovador que demos no sindicato, aproximando as empresas de tudo o que existe de oportunidades, entre elas serviços do Sistema Fiep e de outras entidades, como o Tecpar e Sebrae. Também firmamos parcerias, como com o Centro Brasil Design e o próprio Sicredi, para taxas mais baixas para os empresários. Também temos uma parceria nova, com a empresa WPS, que trabalha com sistema de consultoria e treinamento para o setor moveleiro. Acho que minha gestão foi satisfatória e espero ter colaborado para o desenvolvimento do Simov.

Como foi o ano para o setor moveleiro?

O ano para o setor moveleiro foi atípico, um pouco tenso, mas foi um ano positivo. Não podemos dizer que foi um ano muito ruim. Podemos dizer que foi um ano positivo, acima da expectativa.

Quais as perspectivas para 2014?

Esperamos que no ano de 2014 a gente consiga superar pontos que talvez sejam negativos, como a eleição e a Copa do Mundo. Mas o Simov está levando e vendo oportunidades para que as empresas do nosso setor não sofram este tipo de impacto. A situação do governo está um pouco instável, mas acho que o setor está preparado para enfrentar e superar o ano de 2014, tornando-o positivo.

Qual a sua mensagem aos associados neste fim de ano?

Desejo um Feliz Natal, um próspero Ano Novo e que 2014 seja um ano de muita superação para os empresários. Existe muita pressão e muita carga para o empresário. Mas espero que eles acreditem. O empresário moveleiro paranaense é um batalhador, persistente. Desejo que sejam felizes pelos próximos anos, assim como desejo felicidade para o novo presidente do Simov. Que seja uma gestão de continuidade de toda esta semente que implantamos.

Simov reúne empresários do setor moveleiro para confraternização de fim de anoSimov lança cartilha com deveres e obrigações ambientais do setor moveleiro