SIMOV

SINDICATO DA INDÚSTRIA DO MOBILIÁRIO E MARCENARIA DO ESTADO DO PARANÁ

Governador do Paraná ouve reivindicações do setor moveleiro

Simov participa de reuniões com Beto Richa e presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni

clique para ampliar>clique para ampliarGovernador Beto Richa ouviu as reivindicações do setor moveleiro (Foto: Fiep)

Representantes do setor de móveis do Paraná tiveram, ao lado de sindicatos da indústria da madeira, um encontro com o governador Beto Richa, no início de outubro. A reunião contou com a presença do presidente do Simov, Luiz Fernando Tedeschi; do vice-presidente executivo do Simov e coordenador do Conselho Setorial da Indústria Moveleira na Fiep, Aurélio Sant’Anna; e do tesoureiro do Simov, Nobert Heinze. Também participou do encontro o presidente da Fiep, Edson Campagnolo.

Os envolvidos nos setores de madeira e mobiliário levaram reivindicações ao governador, que abriu os diálogos para tratar sobre as demandas dos empresários, preocupados com a perda de competitividade das indústrias. Tedeschi conta que o piso mínimo regional aplicado no Estado foi um dos temas abordados com Richa. “O salário deve ser negociado conforme o mercado e hoje está sendo determinado politicamente. O salário mínimo regional do Paraná é o maior do Brasil, mas a indústria paranaense não tem a maior produtividade do País. As empresas paranaenses estão perdendo competitividade”, avalia.

Para Sant’Anna, o piso mínimo regional traz impactos sérios para a indústria moveleira, principalmente para as pequenas empresas ou aquelas com elevada utilização de mão de obra. “Um aumento generalizado baixa a competitividade das empresas do estado. O mínimo regional quebra o processo de livre negociação entre empresas e trabalhadores”, destaca.

Outro assunto abordado durante a reunião foi a necessidade de diminuição de custos no Porto de Paranaguá e do preço dos pedágios nas estradas que cortam o estado. “Muitas empresas estão utilizando portos em Santa Catarina porque há um custo muito alto em Paranaguá. E ainda existe a dificuldade em enfrentar o alto valor do pedágio, especialmente na BR-277 para o litoral do Paraná”, ressalta Sant’Anna.

clique para ampliar>clique para ampliarRepresentantes do Simov participaram de reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni (Foto: Fiep)

Tedeschi revela que o governador abriu um canal de diálogo para aprofundar as discussões em torno dos três temas que afetam diretamente a indústria moveleira paranaense. Os representantes do Simov e de outras entidades do setor de móveis também se encontraram com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni. “Os empresários devem sair para um envolvimento mais político para cobrar uma ação mais efetiva dos parlamentares. Temos que ir junto aos deputados para levar as nossas causas”, afirma Tedeschi.

Além de Rossoni, o presidente do Simov e o diretor comercial da entidade, Emerson Langner, encontraram o deputado estadual Stephanes Junior com o objetivo de firmar posição junto ao Poder Legislativo diante das demandas do setor moveleiro, dentro do trabalho de articulação em desenvolvimento pelas entidades do segmento.

Congresso Moveleiro pode se tornar evento nacionalLiderança foi o tema da Jornada de Especialização dos Sindicatos