SIMOV

SINDICATO DA INDÚSTRIA DO MOBILIÁRIO E MARCENARIA DO ESTADO DO PARANÁ

Simov participa da elaboração do Plano de Logística Reversa para setor da madeira e mobiliário

Ações para o segmento estão sendo definidas para atender à legislação federal. Cronograma de atividades apresentado à Secretaria de Meio Ambiente está em dia

O Simov e outros dez sindicatos do setor de madeira e mobiliário no Paraná seguem com o cronograma de atividades apresentado no início do primeiro semestre à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Reuniões quinzenais estão sendo realizadas com os envolvidos, com o objetivo de desenvolver um Plano de Logística Reversa comum para todo o segmento. O Senai foi a consultoria contratada pelo grupo para ajudar na elaboração do documento.

A última reunião aconteceu no dia 08 de outubro, visando o alinhamento do cronograma de formulação do plano juntamente com a equipe do Senai. “Agora está sendo realizado o levantamento de dados do setor para dar andamento ao cronograma de atividades apresentado à Sema. Estamos em dia com este cronograma”, afirma Márcia Maria Furtado, gerente administrativa do Simov. O documento final com todo o processo de logística reversa para a cadeia da madeira e do mobiliário deve ser protocolado em fevereiro de 2014 na Sema.

Um dos itens do plano é o sistema de logística reversa proposto pelo setor, incluindo a forma de mobilização social do consumidor, parcerias com recicladores homologados, metas quantitativas de recolhimento, opções para aproveitamento dos resíduos gerados, medidas para os resíduos perigosos, formas de coleta e transporte, entre outros. “São questões que as empresas terão que aderir. Haverá uma prestação de contas e penalidades em casos de descumprimento das obrigações”, salienta Márcia.

A gerente alerta que o Plano de Logística Reversa vai atender as empresas associadas dos 11 sindicatos envolvidos na elaboração. O associado que não quiser participar do projeto ou empresas não associadas terão que desenvolver seus próprios planos de logística reversa. Não há opção em adotar ou não o processo. O Simov reitera que a Sema não vai renovar a licença ambiental das empresas que não tiverem o Plano de Logística Reversa ou que não estiverem inseridas em um plano de grupo (como é o caso do setor da madeira e mobiliário).

Mercado moveleiro pode expandir com crescimento da classe médiaSimov tem dois novos associados