SIMOV

SINDICATO DA INDÚSTRIA DO MOBILIÁRIO E MARCENARIA DO ESTADO DO PARANÁ

Reuniões definem implantação da Logística Reversa no setor Moveleiro

Simov trabalha pelo desenvolvimento de uma Central de Resíduos

Um protocolo de intenções relacionadas à Logística Reversa foi assinado no início de junho entre a Fiep e a Prefeitura Municipal de Curitiba. O foco principal faz referência à destinação correta e ao reaproveitamento de resíduos industriais. A partir disso, o Simov esteve reunido com representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e da Fiep, no dia 25, para alinhar e orientar sobre a conduta das indústrias moveleiras no Paraná.

"O Simov já vem trabalhando há alguns anos no desenvolvimento da Central de Resíduos para o setor moveleiro. Esta reunião tem como principal objetivo definir uma linha de trabalho a ser desenvolvida", comentou o gerente comercial do Simov, Emerson Langner.

Segundo ele, as indústrias precisam de um planejamento no processo produtivo do antes e depois. “Além disso, com essa linha de conduta clara, o Simov pode auxiliar os associados em possíveis ações de fiscalização, bem como contribuir com a prefeitura”, finaliza Langner.

O vice-presidente do Simov e da Fiep, Aurélio Sant'Anna, destaca ainda que o projeto está pronto, faltando apenas a indicação de uma área para a instalação da Central. "Já temos todos os estudos que possibilitam a tipificação de resíduos gerados pelo nosso setor e mostram um modelo de solução para o problema. Agora precisamos operacionalizar o projeto e este protocolo de intenções vai contribuir para que avancemos nesse processo", explica Sant'Anna.

A indústria da madeira descarta 122 das 144 toneladas de materiais das indústrias moveleiras do Paraná. O vice-presidente ressalta ainda que, além de garantir a correta destinação dos resíduos da indústria moveleira, a Central abrirá possibilidades para o estudo de novas soluções e utilizações para estes materiais descartados.

Associados contam com novas taxas especiais e investimentosEmpresários participam do 7º Seminário Moveleiro Paranaense