SIMOV

SINDICATO DA INDÚSTRIA DO MOBILIÁRIO E MARCENARIA DO ESTADO DO PARANÁ

Curso do Senai de instaladores de portas forma primeira turma

Qualificação é uma demanda do setor, que investe na melhoria do produto e no acabamento final na obra

Ao longo das últimas duas décadas a indústria de porta de madeira evoluiu e passou a fabricar um produto mais completo, pronto para ser instalado. Mas os profissionais que instalam a porta não acompanharam essa mudança e continuaram a usar técnicas ultrapassadas. Por isso, o Senai e a Abimci (Associação Brasileira de Madeira Processada Mecanicamente) criaram o primeiro curso de qualificação profissional para instaladores de kit porta pronta do País. A primeira turma foi formada no dia 28 de junho. As aulas são realizadas na unidade Cietep/Construção Civil, em Curitiba (PR). Até o fim do ano, também serão capacitados instrutores para ampliar o alcance do curso em outras regiões.

As indústrias perceberam que o nível da mão-de-obra na parte final do processo deve melhorar para que o produto mantenha o padrão que saiu da fábrica. Para atender essa demanda foi criado o curso de qualificação profissional. “O Senai/PR, ao lado da Abimci, está na vanguarda com essa parceria, é um setor importante e precisava da qualificação específica para o instalador”, afirma Marco Secco, diretor regional do Senai-PR. “Essa ação é importante porque se a indústria produz uma porta dentro dos melhores padrões que é mal instalada perde boa parte da qualidade final”, avalia.

A primeira turma foi composta por 15 colaboradores das empresas que participam do PSQ PEM (Programa Setorial de Qualidade de Portas de Madeira para Edificação) conduzido pela Abimci. “O curso veio com a missão de ser uma quebra de paradigma na construção”, avalia Patrícia Karoline Ceccatto, pedagoga da unidade onde aulas são realizadas.

Faz parte do planejamento também a formação de instrutores, para que as técnicas corretas de trabalho sejam ensinadas para instaladores em todas as regiões do Brasil. “O Senai é um sistema nacional, temos coirmãos em todos os Estados e nosso objetivo é disseminar a boa prática”, afirma Filipe Miguel Cassapo, gerente executivo do Senai/PR.

Grade curricular - A qualificação para instalação do kit portas dura 40 horas, possui aulas teóricas e práticas. Durante uma semana os alunos recebem instrução de saúde, higiene, segurança no trabalho, o uso correto de EPI (Equipamentos de Proteção Individual), leitura de planta baixa, dimensão e tamanho de vãos para a porta pronta nos diversos tipos de paredes (alvenaria estrutural, bloco cerâmico e drywall).

Outra missão importante do curso é eliminar as práticas antigas de instalação do produto quando a montagem de componentes da porta acontecia na obra. Esse procedimento não é mais indicado já que as portas saem prontas da fábrica. “Vamos preparar novos profissionais para o mercado atual, com uma visão de montagem de sistemas pré-fabricados”, afirma o instrutor do curso, Mildrin Santos, técnico em edificações e acadêmico de engenharia civil. Ao final das aulas os participantes visitam um canteiro de obra para aplicar o checklist de instalação da porta e se adaptar à interferência dos diversos sistemas construtivos.

Mais seis municípios recebem os Seminários MoveleirosMobiliário colabora para uma construção sustentável