SIMOV

SINDICATO DA INDÚSTRIA DO MOBILIÁRIO E MARCENARIA DO ESTADO DO PARANÁ

Simov articula criação do Polo Moveleiro de Curitiba

Objetivo é agregar indústrias paranaenses, fornecedores, profissionais, universidades e poder público em torno do aumento da competitividade

clique para ampliar clique para ampliarEncontro reuniu lideranças para dar início ao projeto (Foto: Divulgação)

O Simov, em parceria com a Fiep, vai criar o Polo Moveleiro de Curitiba e Região Metropolitana. A articulação em torno desse objetivo foi realizada no dia 26 de junho, durante encontro na sede da Fiep do Jardim Botânico, através de debates sobre as necessidades e conquistas do setor.

O presidente do Simov, Luiz Fernando Tedeschi, explicou que será criado um comitê e serão nomeados representantes das entidades empresariais da cadeira produtiva da madeira, além de designers, arquitetos, universidades, autoridades municipais e estaduais. "O Simov será o articulador de todo esse processo", assinala. A princípio será criado um plano de ação específico de curto, médio e longo prazos para que seja consolidado o polo moveleiro da grande Curitiba.

Prioridades - O primeiro encontro reuniu cerca de 80 representantes que destacaram os objetivos principais para o início do polo, como união e ação dos participantes do fórum; gestão de fornecedores; gestão de resíduos; marketing; capacitação técnica; ações de mercado; e melhorias na logística.

Foi destacada ainda a necessidade de explorar melhor as vantagens estratégicas das empresas situadas no Paraná, como localização próxima à Argentina, ao Rio de Janeiro e a São Paulo. Tais regiões possuem grande potencial de compra, o que contribui para o aumento das vendas paranaenses.

Tedeschi também comentou a importância da criação de um grupo como este para fortalecer e aumentar a competitividade e o volume de vendas. "A participação das nossas empresas a nível nacional, e até mesmo regional, é muito pequena. Assim, nosso principal objetivo é fortalecê-las para que ganhem estrutura e se tornem competitivas. O Simov irá controlar e corrigir todas as ações, sendo o principal gestor para que todos os atos sejam bem planejados", afirma.

Simov promove 1º Fórum MoveleiroCaravana do Simov traz novidades para fabricação de móveis