SIMOV

SINDICATO DA INDÚSTRIA DO MOBILIÁRIO E MARCENARIA DO ESTADO DO PARANÁ

Simov lança programa de tecnologia em parceria com centro italiano

Um dos avanços será a construção de laboratório para avaliar nível de emissão de formaldeído do produto nacional, aumentando competitividade das empresas no mercado externo

clique para ampliar clique para ampliarRepresentantes do Cosmob apresentaram benefícios do convênio aos empresários do setor da madeira (Foto: Rogério Theodorovy)
No dia 21 de março, o Simov, em parceria com o Senai, lançou o programa "Networking para Qualidade, Tecnologia, Inovação e Competitividade do Setor Mobiliário em Madeira", por meio de um convênio com o Centro Tecnológico Settore Legno-Arredo (Cosmob), um dos principais centros de tecnologia e design industrial moveleiro da Itália.

Com o convênio, o software Everdee, que mede o ciclo de vida do produto, será instalado no Cietep, em Curitiba, onde vai passar por um período de adaptação aos padrões de fabricação dos produtos brasileiros. Serão instalados ainda dois laboratórios, um na unidade do Senai da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e outro no Espirito Santo. Ambos vão realizar ensaios da qualidade para determinar a emissão de formaldeído em móveis. Assim, todos os produtos vão poder estar adequados às normas internacionais, aumentando a exportação de móveis.

Gestão compartilhada - Segundo o presidente do Simov, Luiz Fernando Tedeschi, o modelo do programa é positivo para as empresas paranaenses e funciona a partir de uma gestão compartilhada. "O programa só tem sentido com a participação das indústrias, que vão garantir a sobrevivência e aumentar a competitividade com esse processo. O Sindicato vai ter participação efetiva já na implantação", ressaltou.

De acordo com o gerente de Novas Tecnologias do Senai-PR, Reinaldo Tockus, o programa é mais um aliado para a aceitação dos produtos brasileiros no mercado externo. "O mercado estrangeiro impõe regras de qualidade e durabilidade para a entrada destes produtos. Com essa iniciativa, a indústria paranaense de móveis poderá dar um salto no comércio exterior", afirmou.

Com duração de dois anos, o programa voltado para as indústrias do setor mobiliário conta ainda com a participação das regionais do Senai do Espirito Santo, da Bahia, Rondônia e Mato Grosso do Sul. Acredita-se que, dentro de um ano, tanto o Paraná quanto o Espírito Santo estarão dando início aos atendimentos das primeiras empresas em fase de teste.

Histórico - A aproximação com o Cosmob começou há dois anos, com a visita dos representantes do Simov ao Centro, localizado em Pesaro, na Itália. Na ocasião, o diretor geral do Cosmob, Alessio Gnaccarini, concluiu que a indústria moveleira precisa investir pesado em design industrial para poder fazer frente à forte concorrência asiática amparada na qualidade dos produtos.

Segundo ele, países como a Itália e o Brasil devem trabalhar em iniciativas comuns. "O Brasil é um polo moveleiro com grande potencial e sofre com problemas similares aos da Itália. A única saída para aumentar a competitividade é investir juntos em inovação e tecnologia para melhorar o desempenho dos produtos", afirma Gnaccarini.

Sindicato oficializa apoio à ExpomobilePonta Grossa recebe Seminários Moveleiros pela primeira vez