Rua Dr. Munhoz da Rocha, 376 - 3º andar
(42) 3422-1780
84.500-970 - Irati/PR
maria.carvalho@fiepr.org.br
O Grupo de Trabalho da Comissão de Estudos da ABNT, que discute o desenvolvimento da norma para o sistema construtivo wood frame, se reuniu novamente no Campus da Indústria, em Curitiba, no dia 18 de agosto. A comissão definiu o escopo da parte 1 da norma e avançou no debate da terminologia. O escopo sugerido pelo grupo para esta seção da norma ficou redigido da seguinte forma: "Define os termos usualmente empregados em sistemas construtivos wood frame bem como a simbologia aplicada quando do projeto".
No próximo encontro, agendado para a segunda quinzena de setembro, haverá a continuidade dos trabalhos em relação à terminologia. Também está na programação os escopos relativos à parte 2, que trata de projeto e execução de casas e sobrados com até dois pavimentos ou 12 metros de altura; parte 3, sobre requisitos e critérios de desempenho; parte 4, que fala sobre métodos de avaliação e controle na qualidade da montagem; e parte 5, sobre wood frame para edificações mistas, projeto e execução de edificações de até cinco pavimentos e requisitos e critérios.
O Grupo de Trabalho espera que a proposta do texto da norma técnica seja concluída até o início do segundo semestre do ano que vem. As atividades do grupo tiveram início em junho de 2016, após a instalação da Comissão de Estudos no âmbito da ABNT para desenvolvimento da norma do sistema construtivo wood frame. A comissão conta com representantes de diferentes entidades e grupos, como a Comissão Casa Inteligente da Fiep, Sinduscon-PR e Abimci.