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Internacionalização e novas exigências do mercado dão o tom aos encontros de negócios do Congresso Nacional Moveleiro

Indústrias do setor moveleiro terão oportunidade para mostrar seus produtos e sistemas a compradores nacionais e internacionais

clique para ampliarInteração entre compradores e vendedores também foi destaque em outras edições do congresso (Foto: Agência Fiep)

A 7ª Edição do Congresso Moveleiro, que acontece em 14 e 15 de setembro no Campus da Indústria, em Curitiba, apresentará um novo formato para as antigamente chamadas rodadas de negócios. A partir desta edição, as mediações passam a ser chamadas de encontros de negócios, com realização do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiep e do Sebrae/PR. O objetivo é ampliar as opções para vendedores e compradores, atuando de forma mais direta e direcionada.

Segundo o superintendente do Sistema Fiep, Reinaldo Tockus, existe uma grande expectativa em relação aos encontros de negócios no Congresso Moveleiro. “As expectativas residem não apenas no negócio imediato, mas no fortalecimento do relacionamento, na ampliação das redes de clientes e parceiros comerciais e na melhoria da assertividade nas negociações”, explica.

Para Tockus, os encontros de negócios estão entre os destaques do Congresso Moveleiro. “Queremos promover negócios no Brasil e exterior trazendo 'empresas-âncoras' nacionais, para identificar e qualificar fornecedores, e compradores internacionais, especialmente aqueles que representam grandes conglomerados comerciais, ou distribuidores internacionais de móveis e acessórios do mobiliário", salienta. O CIN participa diretamente nos encontros de negócios envolvendo compradores internacionais.

O coordenador de Acesso a Mercado do Sebrae/PR, Marcos Uda, aposta nas relações entre 'empresas-âncoras' e as indústrias de maior porte como potenciais clientes do setor moveleiro. A entidade é a organizadora dos encontros envolvendo estes atores no mercado nacional. “Essas empresas passam por um filtro durante todo o ano, quando vamos pesquisando e fazendo os cruzamentos com as demandas", contou.

Segundo Uda, esse trabalho envolve muita prospecção e o setor moveleiro tem um leque muito grande de produtos que podem ser agregados conforme as tendências. "Nesta edição temos uma mudança de perfil nos produtos, principalmente pelo fato de termos um crescimento muito grande no número de locais menores para morar (estúdios e contêineres, por exemplo), comer (food trucks) e trabalhar (coworkings). Hoje, o móvel precisa ser funcional e este é um dos itens que mais chamam atenção", indica.

O trabalho do Sebrae/PR é fazer a ponte entre estas 'empresas-âncoras', as indústrias do setor moveleiro e as exigências que surgem no mercado. “Atuamos muito com esse desenvolvimento de produtos e a cada edição do congresso conseguimos ter uma boa aproximação, que gera negócios”, avalia.

Internacionalização

O Centro Internacional de Negócios atua na preparação das indústrias paranaenses para o mercado exterior. Os interessados em participar dos encontros internacionais dentro do Congresso Moveleiro podem contar com o apoio do CIN.

“A participação do CIN inicia com a preparação da empresa para o comércio internacional, por meio de programas de capacitação. Na sequência, o centro atua na busca de potenciais parceiros internacionais, além de articular participação em feiras, exposições e visitas técnicas. Outra frente é a adequação dos produtos para o mercado internacional”, destaca Reinaldo Tockus.

Ele lembra que a Fiep defende a internacionalização da empresa em uma condição permanente, e não apenas para se valer da situação cambial para desenvolver temporariamente uma atividade de comércio exterior. “Para tanto, é imprescindível que os processos industriais sejam eficientes, qualidade compatível e preços competitivos", afirma.

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