Serrarias Irati

Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias e da Marcenaria de Irati

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Madeireiros lançam plano de ações em Curitiba

Objetivo foi discutir e propor ações para o setor usando experiências bem-sucedidas em todo o país

clique para ampliarIntercâmbio reuniu 16 industriais de todo o país (Foto: Agência Fiep)

Com o objetivo de discutir experiências bem sucedidas do setor e definir ações por representantes de 16 sindicatos do setor madeireiro do país, a Fiep organizou, em julho, o Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria da Madeira. Entre as propostas estão a criação de um anexo para a NR-12 específico para o setor, destaque da atuação sindical, defesa da contribuição assistencial compulsória e compartilhamento de avanços das negociações coletivas. Essas foram as três ações consideradas prioritárias para o fortalecimento do segmento da madeira no Brasil e passam a integrar um plano de ação setorial.

O grupo discutiu medidas fundamentais para o desenvolvimento da indústria, entre elas a mobilização junto a governos estadual e federal pela desoneração fiscal, a exclusão do imposto sobre produtos industrializados (IPI) do compensado, desoneração do ICMS da energia elétrica, a volta do Sistema Geral de Preferências (SGP) - que permite que alguns setores de países em desenvolvimento exportem com redução ou até isenção da tarifa de importação - para a madeira compensada vendida para os Estados Unidos, e a recomposição do Reintegra - regime que permite o ressarcimento de tributos na cadeia de produção de exportadores.

De acordo com o estudo sobre vendas industriais paranaenses - desenvolvido pelo departamento Econômico da Fiep -, o segmento madeireiro teve o segundo melhor desempenho no primeiro quadrimestre de 2015 no Paraná, em comparação a igual período de 2014, com crescimento de 9,9%.

O Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria da Madeira reuniu representantes de Tocantins, Goiás, Rondônia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Pará, Mato Grosso, Ceará, Sergipe, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, além dos sindicatos do Paraná. Estes encontros são realizados periodicamente, em diferentes estados. O setor é escolhido de acordo com as melhores práticas dos sindicatos.

Com informações da Agência Fiep

Congresso Moveleiro vai reunir especialistas do setorAprender a lidar com normas regulamentadoras pode evitar problemas às indústrias