Serrarias Irati

Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias e da Marcenaria de Irati

Parceria do sindicato com Senai leva ensinamentos sobre a NR-35

Ministério do Trabalho apontou que 40% dos acidentes de trabalho estão relacionados com quedas

clique para ampliarclique para ampliarCurso sobre NR-35 busca o cumprimento das normas de segurança (Foto: Freeimages)

O Serrarias Irati firmou uma parceria com a unidade do Senai no município para realização do curso sobre a Norma Regulamentadora 35 (NR-35), relacionado à segurança no trabalho em altura. A capacitação vai atender 30 colaboradores de indústrias da região. O curso será ministrado nos dias 29 e 30 de maio pela engenheira de segurança do trabalho Martila Verenka Galves.

A programação contempla a parte teórica no primeiro dia de capacitação, das 18h30 às 22h30. As aulas práticas serão realizadas no dia 30 em dois períodos, sendo uma turma de 15 pessoas pela manhã e o restante à tarde.

O objetivo da capacitação é aprimorar técnicas de trabalho em altura em indústrias, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir segurança e integridade física dos envolvidos direta e indiretamente com esta atividade. Esta é caracterizada por tarefas executadas acima de dois metros do piso de referência.

O risco de queda ocorre em diferentes setores, mas especialmente em obras da construção civil; serviços de manutenção e limpeza em fachadas; serviços de manutenção em telhados; montagem de estruturas diversas; serviços em ônibus e caminhões; depósitos de materiais; serviços em linha de transmissão e postes elétricos; trabalhos de manutenção em torres; e serviços diversos em locais com aberturas em pisos e paredes sem proteção.

Uma das principais causas de mortes de trabalhadores se deve a acidentes envolvendo queda de pessoas e materiais. Segundo o Ministério do Trabalho, 40% dos acidentes de trabalho ocorridos ao ano são decorrentes de quedas.

Informações sobre o curso podem ser obtidas junto ao Serrarias Irati.

Comemorações da Semana da Indústria tiveram início nos Campos GeraisLei dos Motoristas exigirá atenção da indústria