Rua Dr. Munhoz da Rocha, 376 - 3º andar
(42) 3422-1780
84.500-970 - Irati/PR
maria.carvalho@fiepr.org.br
O presidente da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), Edson Balloni, considerou positivo o anúncio da prorrogação, por parte do governo federal, até 31 de dezembro, da redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor de móveis. “Esse anúncio chega em um bom momento, pois é muito importante para a cadeia produtiva”, comentou.
Segundo ele, os preços mais acessíveis ao consumidor mantêm o mercado com bom grau de aquecimento e todos têm a oportunidade de ganhar. “Se há um preço acessível, o mercado continua aquecido. Isto impacta na produção, na floresta e ainda beneficia a cadeia de um modo geral”, avaliou.
De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor mobiliário acumula alta na produção de 2,2% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
Por conta da indefinição do governo federal em manter ou não o benefício para o setor, muitas empresas se sentiram inseguras. No entanto, agora, o processo produtivo poderá ser normalizado, segundo especialistas.