Rua Dr. Munhoz da Rocha, 376 - 3º andar
(42) 3422-1780
84.500-970 - Irati/PR
maria.carvalho@fiepr.org.br
A Fiep realizou no dia 19 de maio, em Ponta Grossa, atividades alusivas à Semana da Indústria, com o encontro “Construção da Agenda da Indústria do Paraná”, que reuniu 90 convidados entre industriais, educadores e diversos segmentos no Hotel Slaviero, na região central da cidade. O presidente do Serrarias Irati, Estanislau Fillus, participou do evento. “Essa reunião é uma importante oportunidade, pois reúne diversos setores da nossa sociedade, como os professores, que nos ajudam a construir um tema esclarecendo muitas questões, mostrando suas versões. É uma troca de conhecimentos”, disse.
Além disso, Fillus ressaltou a possibilidade de construção de novas ações e também a necessidade de investimentos na educação. “Nesse documento (agenda) que estamos montando, nós mostramos as dificuldades e alertamos sobre as necessidades da indústria e a educação está entre elas”, comentou.
Os encontros foram levados para outras regiões do estado. Segundo o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, reuniões nesse formato são importantes, pois permite a identificação das principais demandas de cada região. “Nos Campos Gerais, foi possível vermos uma preocupação do setor com a educação em todos os níveis. É necessário respeitar a característica de cada região para irmos construindo essa agenda e ao mesmo tempo contextualizando para mostrarmos aos nossos candidatos”, disse.
Durante o encontro, foi entregue um caderno intitulado “Recomendações Para Política Industrial Paranaense” com discussões sobre temas como: desenvolvimento de mercado; relações de trabalho; tributação; inovação; financiamento; educação; segurança jurídica; produtividade; ambiente macroeconômico; e eficiência do Estado.
Além de Ponta Grossa, também foram realizadas reuniões em Francisco Beltrão, Maringá, Londrina, Cascavel, Paranavaí e Arapongas.
Homenagens
Após o debate sobre a “Agenda”, a Fiep homenageou alguns empresários de destaque e entregou medalhas do Mérito Industrial aos empresários Ferdinando Scheffer, do Grupo Águia, de Ponta Grossa; e Odacir Antonelli, do Grupo Repinho, de Guarapuava.
Além deles, foi entregue o título de Benemérito da Indústria à família de Carlos Ernesto Kugler, empresário e fotógrafo de Castro, que reuniu um acervo de 80 mil fotos que mostram o desenvolvimento da região. Também houve homenagem especial in memoriam ao empresário Luiz Gonzaga Pinto, fundador da metalúrgica Santa Cecília e que foi prefeito de Ponta Grossa.
A indústria dos Campos Gerais
O setor industrial tem um peso significativo na economia do Paraná. São 47 mil empresas, responsáveis por 51,5 mil estabelecimentos industriais, de 27 segmentos, que geram 854 mil empregos. O PIB Industrial do Paraná alcançou R$ 55,7 bilhões em 2011, sendo o quinto maior do país – atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A indústria responde por 27,3% do PIB geral do Paraná. Todo este setor é representado pela Fiep, por meio de seus 109 sindicatos industriais filiados.
A região dos Campos Gerais abriga 5,6 mil desses estabelecimentos industriais (11% do total do Estado), que empregam 90,5 mil trabalhadores (também 11% do total). Os setores que geram mais empregos na região são: Madeira (23,7%); Construção Civil (14,7%); Alimentos (12,4%); Celulose e Papel (10,2%); e Produção de Minerais Não-metálicos (4,7%). Os cinco setores representam quase 66% dos empregos industriais da região. O PIB Industrial dos Campos Gerais alcançou R$ 5,9 bilhões em 2011, correspondendo novamente a 11% do PIB Industrial do Paraná.