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A realização do planejamento estratégico do sindicato tem sido considerada de extrema importância para a profissionalização da entidade. Por meio dele, são planejadas as principais ações do sindicato para o período de um ano.
Segundo Milene Gelenski, da área de Fomento e Desenvolvimento da Fiep, o planejamento provoca também uma maior integração e transparência junto aos seus integrantes. “Também é uma forma do sindicato prestar contas ao associado, aumentando a transparência e a confiança no mesmo, bem como dar voz ao associado, estimulando sua participação na organização setorial a que pertence”, comenta.
O planejamento estratégico pode ser dividido em três etapas. A primeira define a missão, a visão e os valores do sindicato, levando os participantes a pensar sobre a importância da instituição, o que seus clientes esperam dela e como ela atuará nos próximos anos. Na segunda fase é feita uma análise do cenário interno e externo envolvendo o campo de atuação do sindicato. Esta etapa é realizada por meio da ferramenta conhecida como análise SWOT, na qual são pontuadas as ameaças e oportunidades (ambiente externo ao sindicato), fraquezas e forças (ambiente interno do sindicato).
Gelenski explica que, a partir daí, o terceiro momento vai direcionar algumas das ações que serão desenvolvidas. “A partir da análise SWOT, os participantes do planejamento estratégico são estimulados a identificar quais são os pontos mais urgentes, que exigem atuação direta do sindicato, estando estes alinhados com a missão, visão e valores identificados no passo 1”, lembra.
“Geralmente são escolhidos de 4 a 6 pontos, os quais são desdobrados, por sua vez, em um Plano de Ação. São detalhados o objetivo de cada ação, o prazo de execução, a pessoa responsável e qual o passo a passo da ação para alcançar o objetivo pretendido”, explica Gelenski.