Rua Dr. Munhoz da Rocha, 376 - 3º andar
(42) 3422-1780
84.500-970 - Irati/PR
maria.carvalho@fiepr.org.br
Os representantes do setor da madeira e móveis se reuniram no dia 12 de novmebro, na Escola de Gestão da Indústria, em Curitiba (PR), para debaterem a Política Nacional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Os trabalhos foram conduzidos pela equipe de técnicos do Senai, responsáveis pela elaboração do plano junto aos representantes de sindicatos madeireiros e com o segmento moveleiro do estado do Paraná.
Segundo Rodrigo Ozon, do setor de Fomento e Desenvolvimento da Fiep, houve uma compilação dos questionários por parte da equipe técnica do Senai, que foram anteriormente encaminhados para as empresas, mas que agora servirão como base para a continuidade dos trabalhos. “Serão feitas as análises dos números e com isso a Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) terá uma estimativa da geração de resíduos com que possa atuar”, disse. As informações contribuirão para que a Sema tenha condições de estabelecer um critério para o plano, pois terá uma forma de relacionar a tonelada de resíduo gerado para cada ano de produção.
Além da questão relacionada à produção e a consequente destinação dos resíduos, Rodrigo acredita ser possível o empresariado em geral também ver esse momento como uma oportunidade de negócios. “O reaproveitamento tem sido estudado e pode se transformar em uma oportunidade de negócios, desde que analisado. Algumas empresas ainda mostram cautela na divulgação de seus números, mas quanto mais próximas estiverem as estimativas será melhor tanto para o plano como também para outros negócios”, lembra.
O setor volta a se reunir no dia 12 de dezembro, às 14 horas, no Campus da Indústria, em Curitiba (PR).