Serrarias Irati

Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias e da Marcenaria de Irati

Concessão de selo florestal será feita com mais rigor

25 de julho de 2011

Cresce número de produtos com certificado FSC no mundo

Sérgio Adeodato

Das caixas de suco e leite às embalagens de pizza, cadernos, livros, papéis para imprimir, móveis, utensílios domésticos e madeira para a construção civil, são cada vez mais numerosos os produtos que chegam às vitrines estampando o selo da árvore verde, conferido pelo Forest Stewardschip Council (FSC). O emblema, que se torna popular também no Brasil, é reconhecido no mundo por diferenciar itens fabricados a partir da exploração de florestas com baixo impacto e critérios socioambientais.

Nos últimos três anos, a quantidade de artigos com o atestado pulou de 11,1 mil para 20,8 mil, em todos os continentes.

"Para que o brusco crescimento da certificação não afete a sua credibilidade, novas medidas estão sendo tomadas para maior rigidez e controle da origem", revela Maurício Voivodic, secretário-executivo do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).

O desafio, segundo ele, centralizou os debates na última assembleia geral do FSC, realizada na Malásia, em junho, com participação de ambientalistas, empresas, movimentos sociais e outros grupos de interesse na questão florestal.

A certificação envolve mudanças produtivas que interferem no mercado, balizam políticas públicas e, em muitos casos, moldam a agenda de investimentos das empresas.

É vista como ferramenta estratégica para diferenciação no mercado, na perspectiva de melhores preços e conquista de maior espaço e competitividade esse cenário se reflete nos resultados da balança comercial dos países produtores e consumidores. A complexidade de interesses é retratada nas reuniões globais do FSC, nas quais são debatidas e votadas moções capazes de influenciar a exploração florestal naturais ou plantadas em todo o planeta.

As decisões tomadas na Malásia incluem mudanças no sistema de controle da madeira. A questão se refere ao conceito de "fontes mistas", que permite misturar em um mesmo produto material obtido de floresta certificada com o proveniente de outras áreas, desde que submetido a uma política de controle da própria empresa junto a seus fornecedores. Critérios mínimos, como cumprimento da lei e redução de impactos sociais, precisam ser obrigatoriamente aplicados na auto-avaliação. "O modelo foi criado para dar flexibilidade e atrair para práticas socioambientais setores produtivos que, por falta de escala, não podiam abastecer o mercado apenas com matéria prima certificada", explica Voivodic.

Ele completa: "o problema é que o sistema flexível se mostrou frágil, com falta de transparência, representando grande risco à reputação do FSC".

Após questionamento de organizações ambientalistas,ficou decidido que as instituições certificadoras independentes, credenciadas pelo FSC,serão responsáveis pela avaliação dos fornecedores -e nãoa empresa compradora do insumo. A regra entra em vigorarnofimde2012. A medida teve o apoio de grandes corporações que investiram na certificação e não desejam amargar perdas em função de problemas de credibilidade do sistema.

A mudança dará maior garantia para o consumo responsável na ponta final da cadeia. Cresce a consciência de que a decisão de compra nas cidades tem conexão direta com a realidade da floresta tanto sob o ponto de vista ambiental como econômico e social.

Em um ano e meio, o número de produtos industrializados de origem florestal com o selo verde dobrou no Brasil, atingindo em junho um total de 671.

O manejo florestal deverá se integrar aos esforços contra o agravamento das mudanças climáticas.

Para a certificação, a empresas florestais terão que implementar medidas para reduzir gases do efeito estufa. "As novas decisões fortalecem a certificação como instrumento de mercado e de transformações ambientais e sociais", afirma Fabíola Zerbini, secretária-executiva do FSC Brasil. A entidade vai direcionar energia e recursos para tornar o selo acessível a extrativistas e pequenos produtores e, até novembro deste ano, será concluída uma nova versão mais restritiva e exigente para as regras socioambientais.

A polêmica proposta de se permitir o selo socioambiental para produtos transgênicos, antigo pleito do setor de papel e celulose no sentido de aumentar a produtividade dos plantios de eucalipto, acabou não sendo aprovada.

Mas a assembleia do FSC, da qual o Brasil participou com a maior de todas as delegações nacionais, não descartou totalmente a questão, sinalizando para a continuidade dos estudos. O mesmo aconteceu com a possibilidade de certificação para florestas plantadas em áreas desmatadas após 1994. "Foi criado um grupo de trabalho para definir, nos próximos anos, qual rumo adotar frente a esse tema polêmico", esclarece Zerbini.

Boas novas do SulMeta do setor é transformar subprodutos em receita