Serrarias Irati

Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias e da Marcenaria de Irati

Boas novas do Sul

24 de julho de 2011

Feira Casa Brasil, em Bento Gonçalves, mostra as novidades da indústria moveleira

Karine Tavares

Conhecida como um dos mais importantes polos moveleiros do país, a cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, sedia de 2 a 6 de agosto a Casa Brasil, feira de móveis que alia lançamentos de peças de design contemporâneo com seminários internacionais, mostras culturais e negócios. Serão cerca de 150 expositores de todos os estados do Brasil e da Itália, reunidos no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. A expectativa é negociar até R$ 200 milhões e chegar a um total de 18 mil visitantes durante os quatro dias de evento. - Além de apresentarmos o mobiliário, também envolvemos a comunidade com mostras culturais como o projeto "Banco de ideias", que vem chamando a atenção do público de toda a cidade - destaca Cátia Scarton, diretora do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindimóveis), que promove a feira.

Inspirado pela "Cow parade", que leva vaquinhas customizadas para ruas de grandes cidades do mundo, o "Banco de ideias" espalha pela cidade bancos customizados por designers, artistas plásticos e arquitetos de todo o país. São 41 deles em praças, pontos comerciais e locais de grande circulação de pedestres. A vantagem sobre a "Cow parade" é que, no caso dos bancos, quem quiser, pode sentar e descansar um pouquinho. E o melhor é que, depois do evento, todos eles serão leiloados, e a renda será revertida para instituições beneficentes ainda não definidas.

Voltada para profissionais, mas aberta ao público em geral, a feira trará lançamentos de vários segmentos da decoração: dos planejados à tapeçaria, passando por iluminação e às novas criações de mobiliário. Grandes marcas como Avanti, Saccaro, Bartzen, Evviva e Way Design também estarão presentes.

Além das novidades, o evento terá ainda estandes de designers e exposições diversas.

O projeto "Design concreto", por exemplo, mostra que a união entre design e cadeia produtiva é possível, formando parcerias entre empresas e designers para o desenvolvimento conjunto de novas peças.

Para profissionais e estudantes, o espaço "Desenhando o futuro" traz palestras e seminários diários, dados por designers como o carioca Fred Gelli, da Tátil Design, o alemão Konstantin Grcic e o suíço Ricardo Blummer.

- Nós sempre escolhemos profissionais que tenham uma experiência rica para partilhar com nossos talentos locais - conclui Cátia.

Evolução no cultivo de eucalipto consolida vocação para celuloseConcessão de selo florestal será feita com mais rigor