Serrarias Irati

Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias e da Marcenaria de Irati

Setor moveleiro tem bons números no primeiro semestre de 2011

Mesmo com oscilações, as vendas no varejo, mão de obra empregada e exportações tiveram expansão no período

clique para ampliar clique para ampliarVariação da produção industrial da indústria moveleira (Foto: Sidra/IBGE)

A indústria de móveis continua apostando em crescimento. Pelo menos é isso o que indicam os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam para a expansão das vendas, no comércio varejista, de 18% nos seis primeiros meses deste ano. O dado, por mais que não seja tão preciso, já que engloba, além dos móveis, os eletrodomésticos, é confirmado pela expansão da produção industrial do setor que, entre janeiro e maio, variou positivamente em 13,15%.

clique para ampliar clique para ampliarMão de obra empregada das indústrias de móveis paranaenses (Foto: RAIS/MTE (2011))

No Paraná, a indústria moveleira teve queda nos dados gerais no acumulado entre janeiro e maio de 3,51%, mas, mesmo  negativo, o dado já é bem melhor do que os 15,7% negativos do período entre janeiro e abril, que tinha deixado as empresas do setor em alerta. A recuperação, de acordo com os dados do IBGE, deve-se à expansão alcançada entre abril e maio, que foi de 12,31%. A oscilação, no entanto, parece não tirar dos empresários as projeções positivas para o futuro. Isso porque a indústria moveleira paranaense continua empregando mais. Entre janeiro e maio, 6.493 novos trabalhadores foram contratados pelo setor.

clique para ampliar clique para ampliarVendas internacionais do setor moveleiro em 2011 (Foto: MDIC)

Um dos motivos para esta aposta é o crescimento das exportações. Mesmo tendo passado por altas e baixas expressivas no período, as vendas internacionais de móveis este ano acumulam alta de 1,68% no Paraná. Entre outros fatores que animam a indústria moveleira estão o boom da construção civil, o aumento dos incentivos ao programa Minha Casa Minha Vida, além de ações focadas na redução de tributos e desburocratização.

Governo pode injetar R$ 140 bi no 'Minha Casa'Congresso Moveleiro debate mão de obra no setor