Serrarias Irati

Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias e da Marcenaria de Irati

Clínica Tecnológica debate processos produtivos e legislação ambiental

Empresas associadas ao Sindicato da Madeira de Irati participaram de palestras sobre resíduos sólidos e laminação

clique para ampliar clique para ampliarA palestrante Juliana de Souza Hyczy abordou o tema "Resíduos sólidos". (Foto: Sindicato da Madeira de Irati)

No final do mês de maio, empresas associadas ao Sindicato Patronal das Indústrias de Madeira de Irati participaram da Clínica Tecnológica - Meio Ambiente e Processo Produtivo em Madeira, iniciativa do Sindicato em parceria com a Fiep e o Senai. Estiveram presentes Estanislau Fillus, presidente do Sindicato da Madeira de Irati, Enezito Ruppel, coordenador regional da Fiep, além de outros empresários do setor madeireiro e colaboradores de empresas ligadas ao ramo.

O evento é parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). "O Sindicato e seus parceiros têm como objetivo proporcionar aprendizado às empresas do setor para a otimização da produção aliada à consciência ambiental", destacou Fillus. Além disso, a Clínica Tecnológica serve para reforçar o associativismo e a representatividade entre sindicato e indústrias.

As palestras foram iniciadas com o tema "Resíduos sólidos", que foi ministrado por Juliana de Souza Hyczy, consultora do Senai, que falou sobre legislação e medidas que contribuem para a preservação do meio ambiente. O evento seguiu com o tema "Processo de Laminação", palestra de Celso Massaneiro, técnico da madeira e mobiliário, que tirou dúvidas dos participantes e falou, também, sobre o empenamento do compensado de madeira.

Consultoria - No dia seguinte às apresentações, os consultores do Senai visitaram as empresas Madeireira Centenário (de Imbituva), Madeireira Rio Claro (de Rio Azul), Madeireira Drabecki (de Rebouças) e AZF (de Irati). As quatro empresas receberam uma consultoria in loco, com a análise e diagnósticos do dia-a-dia de cada uma.

Empresas valorizam mais bem-estar e segurança no trabalhoConheça os prós e contras do texto do Novo Código Florestal