Serrarias Irati

Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias e da Marcenaria de Irati

Empresas valorizam mais bem-estar e segurança no trabalho

Workshop tratou de temas ligados aos operários que influenciam diretamente na produção das empresas

clique para ampliar clique para ampliarWorkshop voltado ao bem-estar e segurança do trabalhador (Foto: Divulgação)

A visão empresarial moderna aponta o recurso humano com um dos mais valiosos na cadeia de produção da indústria. Visando fomentar esta ideia e tratar de temas atuais para as empresas, o Sindicato Patronal da Madeira de Irati em parceria com a Fiep, Sesi e Senai, realizou 1º Workshop de Segurança, Saúde e Lazer do Trabalhador. O evento aconteceu no dia 25 de fevereiro, em Irati e reuniu cerca de 45 pessoas.

Diretores, empresários, funcionários e executivos participaram do workshop voltado ao bem-estar e motivação do trabalhador. O coordenador regional da Fiep, Enezito Ruppel diz que os empresários se reúnem rotineiramente para discutir e elencar as maiores dificuldades das empresas. "Portanto, o workshop foi realizado por uma necessidade das próprias indústrias, que precisam realizar treinamento de alto nível junto aos colaboradores, para que a produção seja ampliada e os negócios progridam", afirma Ruppel.

Estanislau Fillus, presidente do Sindicato da Madeira de Irati acredita que o sucesso de qualquer empresa está pautado na valorização dos colaboradores. "Além disso, todos os componentes dos mais diversos setores devem também participar de cursos, palestras e oficinas que trazem novos conhecimentos para dentro da empresa", destaca o industrial.

O engenheiro de materiais e segurança do trabalho, Marcel Salloum iniciou as palestras, focando no tema: "Saúde e Segurança no Trabalho como prioridades para empresas e trabalhadores". Na sequência, a psicóloga Teresa Cristina Magnabosco abordou o tema: "Bullying na Empresa", um assunto atual e que vem sendo presenciado por muitos profissionais. Para encerrar as atividades da parte da manhã, a nutricionista Thalita Suelen Soares falou sobre "Alimentação como base de uma vida saudável".

Na parte da tarde, o professor de Educação Física, Eduardo Francisco Teixeira abordou o tema "Lazer e Prevenção de Lesões no Ambiente de Trabalho". O médico Dr. Paulo Henrique Fraxino esteve ministrando palestra com exemplos e principalmente orientações para a saúde do trabalhador. Para finalizar as palestras, Eduardo Augusto Brustolim, Engenheiro Mecatrônico, discutiu com os presentes o tema: "Nanotecnologia".

Na mesa redonda, fizeram parte: Marcelo Bihan Kerniske - Engenheiro civil e Segurança do Trabalho; Rafael Ruteski - professor de Educação Física e Onete Gomes da Silva Cruz - médica, pós-graduada em Medicina do Trabalho. Os profissionais da mesa puderam expor as suas ideias e os participantes fazer questionamentos.

Para encerrar as atividades do dia, o psicólogo Dr. Haroldo Tuyoshi Sato desenvolveu junto com todos os participantes do evento uma técnica de arte-terapia. Na sequência, Paulo Zen realizou o encerramento do 1º Workshop, que superou as expectativas. Fillus afirma que mais eventos desse porte já estão sendo programados para o ano.

Os pequenos têm força na indústria da madeira no ParanáClínica Tecnológica debate processos produtivos e legislação ambiental