Fiep promove workshop sobre gases do efeito estufa

Quanto cada empresa, estado ou município está contribuindo para o aquecimento global, ao lançar na atmosfera gases causadores de efeito estufa (GEE)? Responder tecnicamente a essa pergunta é a proposta do inventário de emissão, procedimento adotado tanto pelo poder público como pelo setor produtivo.

Para debater experiências do setor industrial na elaboração de inventários, o Conselho Temático de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) realiza, na próxima terça-feira (28), em Curitiba, o workshop “Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa”.

O Conselho Temático de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Fiep participa do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas, responsável por levantar as emissões de gases de todos os setores. “O Conselho coordenará o levantamento da quantidade de gases emitida pelas indústrias do Paraná”, afirma Roberto Gava, coordenador do Conselho. Os dados paranaenses serão levados ao Fórum Nacional, responsável por criar políticas públicas para diminuir as emissões.

“Com o inventário, a empresa irá conhecer melhor seus impactos e com isto melhor desenhar uma estratégia de redução e compensação. Outros ganhos ambientais também podem ocorrer, tais como redução do consumo de matérias- rimas, eficientização energética, entre outros”, explica Gava.

O workshop apresentará a experiência do Senai na área e terá a participação do engenheiro químico Luiz Gonzaga Rezende Bernardo, gerente de avaliação ambientais e mudanças climáticas da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), de Minas Gerais.
O evento acontece das 9h às 17 horas na sede da Fiep (Av. Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico). As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e podem ser feitas no site www.fiepr.org.br/para-empresas/conselhos/. Mais informações pelos fones (41) 3271-9045 e 3271-9076 ou pelo e-mail carla.andrade@fiepr.org.br.