Carregando...

Uma Jornada pelas 8 Décadas

Uma Jornada pelas 8 Décadas

Para celebrar essa data especial, destacamos alguns dos principais eventos que ilustram a força da Fiep e seu papel fundamental na indústria paranaense:

10

Fiep

1943

Ponto de Partida

Em 8 de outubro, na sede do Sindicato da Indústria do Mate, em Curitiba, um marco histórico foi estabelecido. Representantes sindicais e o delegado regional do Ministério do Trabalho se uniram com um objetivo em comum: fortalecer a indústria paranaense. Nomearam Heitor Stockler de França como presidente provisório da futura Federação das Indústrias do Paraná e deram início aos debates para definir os estatutos da entidade que se tornaria a voz e o escudo do setor industrial do estado.

Primeira Sede

1943

Primeira Sede

Foi estabelecida a primeira sede da Fiep, na Av. Marechal Floriano Peixoto, 134, junto ao Sindicato da Indústria do Mate.

1943

Fundação do Senai

O Senai foi fundado no Paraná em 12 de março, na Rua Chile, com o papel de operacionalizar a ação integrada das atividades de formação profissional, de acordo com as diretrizes e normas definidas pelas classes empresariais.

1944

Fundação da Fiep

Em 18 de agosto, no Ministério do Trabalho, foi assinada a Carta Sindical autorizando a criação e fundação da Fiep, o qual estabelece que a entidade tem como base territorial todo o Estado do Paraná.

1946

Criação do Sesi

Em uma reunião da CNI (Confederação Nacional da Indústria), foi criado o Sesi Paraná com a presença do presidente Heitor Stockler de França, Roberto Simonsen, Euvaldo Lodi, Armando de Arruda Pereira e Gastão de Brito.

Criação do Sesi
Senai no interior

1951

Senai no interior

Foi estabelecida a primeira instalação do Senai no interior do Paraná, em Londrina, na Rua Belém, 844, permanecendo até hoje como sede do Senai e também do Sesi.

1951

Cursos de Corte e Costura

Em maio de 1951, o Centro de Formação Profissional em Curitiba ensinava técnicas de alfaiataria, incluindo medição, corte e costura.

Cursos de Corte e Costura
20

Fiep

1958

Posse de Lydio Paulo Bettega

Tomou posse o segundo presidente a assumir a Fiep (1958 a 1968), fazendo uma gestão que modernizou a indústria paranaense, expandindo cursos, fortalecendo entidades e atraindo investimentos para o estado.

Posse de Lydio Paulo Bettega

1959

1ª Unidade Móvel de Saúde

Para expandir o atendimento ao interior e potencializar o da capital, foram criadas unidades móveis, sendo a primeira a Unidade Móvel de Abreugrafia do Cadastro Torácico.

1959

Aula de Tornearia Mecânica no Senai de Londrina
Aula de Tornearia Mecânica no Senai de Londrina

1962

Crise Elétrica em Curitiba

Em 1962, Curitiba crescia rapidamente, superando a capacidade energética da Companhia de Força e Luz do Paraná. Neste ano, a Fiep mediou uma solução com a usina termoelétrica que adicionou mais de 10.500 kW à Companhia.

30

Fiep

1967

Inauguração da Nova Sede Fiep

Em 27 de novembro, com o apoio de empresários e do presidente Lydio Paulo Bettega, foi inaugurada a nova sede da Fiep. Situado na Av. Cândido de Abreu, o edifício imponente expressava, em suas linhas modernas, a importância de um Estado que começava a assumir posição de destaque na indústria nacional.

Inauguração da Nova Sede Fiep
25 anos

1969

25 anos

Em 18 de agosto aconteceu a solenidade em celebração aos 25 anos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

1969

Criação do IEL

Fundação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em 21 de agosto de 1969 pelo Presidente da Fiep Mário De Mari, com intuito de levar o conhecimento acadêmico para dentro das empresas.

Fundação da CIC

1970

Fundação da CIC

Em 1973 surge a Cidade Industrial de Curitiba, CIC, concentrando na capital uma grande quantidade de empresas de transformação de alta tecnologia. Importante indutor do desenvolvimento industrial do município, a CIC atraiu empresas como Siemens, New Holland, Volvo.

1971

Implantação do Centro Internacional de Negócios (CIN)

Em setembro de 1971 é fundado o Centro de Comércio Exterior (Cexpar), hoje o atual Centro Internacional de Negócios (CIN), em resposta à crescente internacionalização da economia brasileira, facilitando o acesso a mercados externos

Implantação do Centro Internacional de Negócios (CIN)
Criação da Medalha do Mérito Industrial do Paraná

1972

Criação da Medalha do Mérito Industrial do Paraná

Instituída pela Fiep em 1972, a Medalha é um marco para a história da indústria paranaense, sendo concedida anualmente no Dia da Indústria, em sessão solene.

1973

Centro de Celulose e Papel

Em 7 de dezembro foi inaugurada a Escola Senai e Centro Técnico de Celulose e Papel, em Telêmaco Borba. Atualmente o espaço é conhecido como Instituto de Papel e Celulose.

Centro de Celulose e Papel
40

Fiep

1976

Exportação de Porcelana

Na Fábrica de Porcelana Schmidt (Campo Largo), foi inaugurado o maior forno de porcelana do mundo, impulsionando a liderança da marca paranaense na América Latina.

Exportação de Porcelana
Centro de Formação da CIC

1976

Centro de Formação da CIC

Inauguração do Centro de Formação Profissional da CIC: um marco para a Indústria do Paraná.

1979

Sesi em Ponta Grossa

Em 27 de julho foi inaugurado o Centro de Atividades do Sesi de Ponta Grossa.

Sesi em Ponta Grossa
Curso de Panificação

1980

Curso de Panificação

O Centro de Formação Profissional da CIC investiu em adequações para oferecer o curso de panificação. Atualmente o serviço evoluiu, sendo ofertado também pelas Escolas Móveis do Senai.

1983

Clube do Trabalhador

O centro de lazer passou a ser reconhecido como um importante polo educacional da região. Hoje segue em pleno funcionamento como Unidade Boqueirão.

Clube do Trabalhador
50

Fiep

1986

Escola Técnica

A Escola Técnica de Saneamento, foi criada em Curitiba para treinar e capacitar profissionais da área de saneamento de todo o Brasil e em 1993 tornou-se o Centro de Tecnologia em Saneamento e Meio Ambiente (Senai CETSAM).

Escola Técnica
Unidade Sesi e Senai em Campo Mourão

1989

Unidade Sesi e Senai em Campo Mourão

O Centro de atividades e da Agência de Assistência às Empresas de Campo Mourão foi inaugurado em 6 de outubro, oferecendo cursos em diversas áreas.

1989

45 Anos

O Presidente da Fiep, Jorge Aloysio Weber, em solenidade comemorativa aos 45 anos da instituição.

45 Anos
CETMAM São José dos Pinhais

1993

CETMAM São José dos Pinhais

O Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário foi inaugurado em 14 de dezembro e se tornou referência nacional em madeira e mobiliário. Atualmente o espaço abriga o Centro de Tecnologia MadeiraMadeira.

60

Fiep

1997

Inauguração do Ceapar

Foi inaugurado o Centro Automotivo do Paraná (Ceapar), com o objetivo de formar profissionais capacitados para atender às necessidades da indústria automotiva.

Inauguração do Ceapar
Construção do CIETEP

1998

Construção do CIETEP

Criação do Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná, atualmente conhecido como o grandioso Campus da Indústria.

2004

Indicadores de Sustentabilidade

Lançado em 2004 pela Fiep, o Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (ORBIS), analisa indicadores de sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

70

Fiep

2005

Agenda Legislativa da Indústria

Lançada pela Fiep, a Agenda contém o posicionamento do setor industrial em relação a projetos que tramitam na Assembleia Legislativa e, de alguma forma, impactam as atividades da indústria paranaense.

2006

Valorização Sindical

Com o objetivo de fortalecer e valorizar os Sindicatos empresariais da Indústria do Paraná, foi criado o Movimento Valorização Sindical Fiep.

2007

Criação das Conselhos Regionais

Os Conselhos foram estabelecidos em todo o estado com o propósito de promover uma maior proximidade entre a Fiep e as atividades locais. O objetivo era claro: fortalecer a presença da Fiep e promover uma política industrial robusta em cada região.

Criação das Conselhos Regionais
65 Anos

2009

65 Anos

O Presidente da Fiep Rodrigo da Rocha Loures e presidentes dos sindicatos fundadores da Fiep se uniram para comemorar os 65 anos da entidade.

2012

Criação da Semana da Indústria

A partir de 2012, o evento passou a estender as comemorações do Dia da Indústria (25 de maio), intensificando as ações de relacionamento com todas as regiões do estado.

Criação da Semana da Indústria
Fóruns Setoriais

2013

Fóruns Setoriais

18 encontros entre 2011 e 2013, buscando soluções em mais de 20 segmentos da indústria.

2013

ISI Eletroquímica

Inauguração do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI), um espaço para geração de tecnologia de ponta para a indústria, sediado no Campus da Indústria, em Curitiba.

ISI Eletroquímica

2015

Casa da Indústria

Foram criados espaços compartilhados que promovem iniciativas voltadas à representatividade industrial para incentivo ao associativismo e ao desenvolvimento das indústrias locais.

80

Fiep

2015

Encontro das MPIs

O Encontro das Micro e Pequenas Indústrias, realizado nos anos de 2015 e 2017, em parceria com o Sebrae, criou novas oportunidades aos mais de 2.200 participantes.

Encontro das MPIs
Prêmio Melhores Práticas Sindicais

2016

Prêmio Melhores Práticas Sindicais

3 projetos foram reconhecidos com o prêmio: 7° Congresso Nacional Moveleiro, o ID Fashion 2015 e o Encontro Internacional de Negócios do Setor Metalmecânico.

2018

Encontro de Executivos Sindicais

Criação do Programa de Desenvolvimento de Executivos Sindicais com foco na profissionalização de executivos para uma atuação moderna e inovadora na gestão operacional dos sindicatos.

Encontro de Executivos Sindicais
75 anos

2019

75 anos

Fiep comemora 75 anos de atuação em evento com homenagens a industriais e personalidades.

2022

Indústria + Produtiva Sindicatos

Ação inovadora com R$1,5 milhão aportados pela Fiep, 84 sindicatos participantes e 336 indústrias associadas participantes.

Indústria + Produtiva Sindicatos
Faculdades da Indústria se tornam UniSenai PR

2023

Faculdades da Indústria se tornam UniSenai PR

O UniSenai PR nasceu com a missão de formar profissionais capacitados a impulsionar o desenvolvimento e gerar soluções inovadoras para o setor industrial.

2023

Posse da Diretoria Eleita

Na noite do dia 23 de outubro, aconteceu a posse da Diretoria da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) eleita para o quadriênio 2023-2027.

Posse da Diretoria Eleita
Fóruns Regionais da Indústria

2024

Fóruns Regionais da Indústria

Os Fóruns Regionais da Indústria são uma iniciativa da Fiep para fortalecer o setor industrial em todas as regiões paranaenses.

Uma Jornada pelas 8 Décadas

Uma Jornada pelas 8 Décadas

Para celebrar essa data especial, destacamos alguns dos principais eventos que ilustram a força da Fiep e seu papel fundamental na indústria paranaense:

10 Anos

1943 a 1954

1943

Ponto de Partida

Em 8 de outubro, na sede do Sindicato da Indústria do Mate, em Curitiba, um marco histórico foi estabelecido. Representantes sindicais e o delegado regional do Ministério do Trabalho se uniram com um objetivo em comum: fortalecer a indústria paranaense. Nomearam Heitor Stockler de França como presidente provisório da futura Federação das Indústrias do Paraná e deram início aos debates para definir os estatutos da entidade que se tornaria a voz e o escudo do setor industrial do estado.

Primeira Sede

1943

Primeira Sede

Foi estabelecida a primeira sede da Fiep, na Av. Marechal Floriano Peixoto, 134, junto ao Sindicato da Indústria do Mate.

1943

Fundação do Senai

O Senai foi fundado no Paraná em 12 de março, na Rua Chile, com o papel de operacionalizar a ação integrada das atividades de formação profissional, de acordo com as diretrizes e normas definidas pelas classes empresariais.

1944

Fundação da Fiep

Em 18 de agosto, no Ministério do Trabalho, foi assinada a Carta Sindical autorizando a criação e fundação da Fiep, o qual estabelece que a entidade tem como base territorial todo o Estado do Paraná.

1946

Criação do Sesi

Em uma reunião da CNI (Confederação Nacional da Indústria), foi criado o Sesi Paraná com a presença do presidente Heitor Stockler de França, Roberto Simonsen, Euvaldo Lodi, Armando de Arruda Pereira e Gastão de Brito.

Criação do Sesi
Senai no interior

1951

Senai no interior

Foi estabelecida a primeira instalação do Senai no interior do Paraná, em Londrina, na Rua Belém, 844, permanecendo até hoje como sede do Senai e também do Sesi.

1951

Cursos de Corte e Costura

Em maio de 1951, o Centro de Formação Profissional em Curitiba ensinava técnicas de alfaiataria, incluindo medição, corte e costura.

Cursos de Corte e Costura

20 Anos

1955 a 1964

1958

Posse de Lydio Paulo Bettega

Tomou posse o segundo presidente a assumir a Fiep (1958 a 1968), fazendo uma gestão que modernizou a indústria paranaense, expandindo cursos, fortalecendo entidades e atraindo investimentos para o estado.

Posse de Lydio Paulo Bettega

1959

1ª Unidade Móvel de Saúde

Para expandir o atendimento ao interior e potencializar o da capital, foram criadas unidades móveis, sendo a primeira a Unidade Móvel de Abreugrafia do Cadastro Torácico.

1959

Aula de Tornearia Mecânica no Senai de Londrina
Aula de Tornearia Mecânica no Senai de Londrina

1962

Crise Elétrica em Curitiba

Em 1962, Curitiba crescia rapidamente, superando a capacidade energética da Companhia de Força e Luz do Paraná. Neste ano, a Fiep mediou uma solução com a usina termoelétrica que adicionou mais de 10.500 kW à Companhia.

30 Anos

1965 a 1974

1967

Inauguração da Nova Sede Fiep

Em 27 de novembro, com o apoio de empresários e do presidente Lydio Paulo Bettega, foi inaugurada a nova sede da Fiep. Situado na Av. Cândido de Abreu, o edifício imponente expressava, em suas linhas modernas, a importância de um Estado que começava a assumir posição de destaque na indústria nacional.

Inauguração da Nova Sede Fiep
25 anos

1969

25 anos

Em 18 de agosto aconteceu a solenidade em celebração aos 25 anos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

1969

Criação do IEL

Fundação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em 21 de agosto de 1969 pelo Presidente da Fiep Mário De Mari, com intuito de levar o conhecimento acadêmico para dentro das empresas.

Fundação da CIC

1970

Fundação da CIC

Em 1973 surge a Cidade Industrial de Curitiba, CIC, concentrando na capital uma grande quantidade de empresas de transformação de alta tecnologia. Importante indutor do desenvolvimento industrial do município, a CIC atraiu empresas como Siemens, New Holland, Volvo.

1971

Implantação do Centro Internacional de Negócios (CIN)

Em setembro de 1971 é fundado o Centro de Comércio Exterior (Cexpar), hoje o atual Centro Internacional de Negócios (CIN), em resposta à crescente internacionalização da economia brasileira, facilitando o acesso a mercados externos

Implantação do Centro Internacional de Negócios (CIN)
Criação da Medalha do Mérito Industrial do Paraná

1972

Criação da Medalha do Mérito Industrial do Paraná

Instituída pela Fiep em 1972, a Medalha é um marco para a história da indústria paranaense, sendo concedida anualmente no Dia da Indústria, em sessão solene.

1973

Centro de Celulose e Papel

Em 7 de dezembro foi inaugurada a Escola Senai e Centro Técnico de Celulose e Papel, em Telêmaco Borba. Atualmente o espaço é conhecido como Instituto de Papel e Celulose.

Centro de Celulose e Papel

40 Anos

1975 a 1984

1976

Exportação de Porcelana

Na Fábrica de Porcelana Schmidt (Campo Largo), foi inaugurado o maior forno de porcelana do mundo, impulsionando a liderança da marca paranaense na América Latina.

Exportação de Porcelana
Centro de Formação da CIC

1976

Centro de Formação da CIC

Inauguração do Centro de Formação Profissional da CIC: um marco para a Indústria do Paraná.

1979

Sesi em Ponta Grossa

Em 27 de julho foi inaugurado o Centro de Atividades do Sesi de Ponta Grossa.

Sesi em Ponta Grossa
Curso de Panificação

1980

Curso de Panificação

O Centro de Formação Profissional da CIC investiu em adequações para oferecer o curso de panificação. Atualmente o serviço evoluiu, sendo ofertado também pelas Escolas Móveis do Senai.

1983

Clube do Trabalhador

O centro de lazer passou a ser reconhecido como um importante polo educacional da região. Hoje segue em pleno funcionamento como Unidade Boqueirão.

Clube do Trabalhador

50 Anos

1985 a 1994

1986

Escola Técnica

A Escola Técnica de Saneamento, foi criada em Curitiba para treinar e capacitar profissionais da área de saneamento de todo o Brasil e em 1993 tornou-se o Centro de Tecnologia em Saneamento e Meio Ambiente (Senai CETSAM).

Escola Técnica
Unidade Sesi e Senai em Campo Mourão

1989

Unidade Sesi e Senai em Campo Mourão

O Centro de atividades e da Agência de Assistência às Empresas de Campo Mourão foi inaugurado em 6 de outubro, oferecendo cursos em diversas áreas.

1989

45 Anos

O Presidente da Fiep, Jorge Aloysio Weber, em solenidade comemorativa aos 45 anos da instituição.

45 Anos
CETMAM São José dos Pinhais

1993

CETMAM São José dos Pinhais

O Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário foi inaugurado em 14 de dezembro e se tornou referência nacional em madeira e mobiliário. Atualmente o espaço abriga o Centro de Tecnologia MadeiraMadeira.

60 Anos

1995 a 2004

1997

Inauguração do Ceapar

Foi inaugurado o Centro Automotivo do Paraná (Ceapar), com o objetivo de formar profissionais capacitados para atender às necessidades da indústria automotiva.

Inauguração do Ceapar
Construção do CIETEP

1998

Construção do CIETEP

Criação do Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná, atualmente conhecido como o grandioso Campus da Indústria.

2004

Indicadores de Sustentabilidade

Lançado em 2004 pela Fiep, o Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (ORBIS), analisa indicadores de sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

70 Anos

2005 a 2014

2005

Agenda Legislativa da Indústria

Lançada pela Fiep, a Agenda contém o posicionamento do setor industrial em relação a projetos que tramitam na Assembleia Legislativa e, de alguma forma, impactam as atividades da indústria paranaense.

2006

Valorização Sindical

Com o objetivo de fortalecer e valorizar os Sindicatos empresariais da Indústria do Paraná, foi criado o Movimento Valorização Sindical Fiep.

2007

Criação das Conselhos Regionais

Os Conselhos foram estabelecidos em todo o estado com o propósito de promover uma maior proximidade entre a Fiep e as atividades locais. O objetivo era claro: fortalecer a presença da Fiep e promover uma política industrial robusta em cada região.

Criação das Conselhos Regionais
65 Anos

2009

65 Anos

O Presidente da Fiep Rodrigo da Rocha Loures e presidentes dos sindicatos fundadores da Fiep se uniram para comemorar os 65 anos da entidade.

2012

Criação da Semana da Indústria

A partir de 2012, o evento passou a estender as comemorações do Dia da Indústria (25 de maio), intensificando as ações de relacionamento com todas as regiões do estado.

Criação da Semana da Indústria
Fóruns Setoriais

2013

Fóruns Setoriais

18 encontros entre 2011 e 2013, buscando soluções em mais de 20 segmentos da indústria.

2013

ISI Eletroquímica

Inauguração do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI), um espaço para geração de tecnologia de ponta para a indústria, sediado no Campus da Indústria, em Curitiba.

ISI Eletroquímica

2015

Casa da Indústria

Foram criados espaços compartilhados que promovem iniciativas voltadas à representatividade industrial para incentivo ao associativismo e ao desenvolvimento das indústrias locais.

80 Anos

2015 a 2024

2015

Encontro das MPIs

O Encontro das Micro e Pequenas Indústrias, realizado nos anos de 2015 e 2017, em parceria com o Sebrae, criou novas oportunidades aos mais de 2.200 participantes.

Encontro das MPIs
Prêmio Melhores Práticas Sindicais

2016

Prêmio Melhores Práticas Sindicais

3 projetos foram reconhecidos com o prêmio: 7° Congresso Nacional Moveleiro, o ID Fashion 2015 e o Encontro Internacional de Negócios do Setor Metalmecânico.

2018

Encontro de Executivos Sindicais

Criação do Programa de Desenvolvimento de Executivos Sindicais com foco na profissionalização de executivos para uma atuação moderna e inovadora na gestão operacional dos sindicatos.

Encontro de Executivos Sindicais
75 anos

2019

75 anos

Fiep comemora 75 anos de atuação em evento com homenagens a industriais e personalidades.

2022

Indústria + Produtiva Sindicatos

Ação inovadora com R$1,5 milhão aportados pela Fiep, 84 sindicatos participantes e 336 indústrias associadas participantes.

Indústria + Produtiva Sindicatos
Faculdades da Indústria se tornam UniSenai PR

2023

Faculdades da Indústria se tornam UniSenai PR

O UniSenai PR nasceu com a missão de formar profissionais capacitados a impulsionar o desenvolvimento e gerar soluções inovadoras para o setor industrial.

2023

Posse da Diretoria Eleita

Na noite do dia 23 de outubro, aconteceu a posse da Diretoria da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) eleita para o quadriênio 2023-2027.

Posse da Diretoria Eleita
Fóruns Regionais da Indústria

2024

Fóruns Regionais da Indústria

Os Fóruns Regionais da Indústria são uma iniciativa da Fiep para fortalecer o setor industrial em todas as regiões paranaenses.

Galeria de Presidentes

Confira os líderes que deixaram suas marcas na história da Fiep, contribuindo para o desenvolvimento e progresso da indústria paranaense.

  • Heitor Stockler de França
    Heitor Stockler de França

    Gestão (1946 - 1958)

    Presidiu a Fiep por 12 anos, período crucial para a industrialização do Paraná. Sua gestão foi marcada pela criação do Senai e Sesi Paraná, participação na CNI, forte articulação com o setor industrial e governo, resultando na construção da sede da Fiep, cursos profissionalizantes, eventos e campanhas. A homenagem do Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França reconhece sua importância para a história da indústria paranaense.
  • Lydio Paulo Bettega
    Lydio Paulo Bettega

    Gestão (1958 - 1968)

    Lydio Paulo Bettega foi o segundo Presidente a assumir a Fiep (1958 a 1968). Consolidou o desenvolvimento industrial do Paraná, impulsionando a modernização e diversificação do setor. Através de sua visão estratégica, Bettega modernizou e diversificou o setor, construindo uma nova sede para a Fiep, expandindo e diversificando os cursos do Senai, fortalecendo o Sesi, promovendo a interiorização da indústria, representando o Paraná na CNI, liderando a criação da ABDI, atraindo investimentos para o estado e consolidando a Fiep como referência nacional.
  • Mário De Mari
    Mário De Mari

    Gestão (1968 - 1974)

    Assumiu a Presidência da Federação das Indústrias do Estado do Paraná em outubro de 1968, permanecendo até 1974. Durante sua gestão, foram estabelecidos empreendimentos significativos, como a criação da ABENSEIPA (posteriormente ABESSFI), a implementação de centros de formação profissional do Senai em diversas cidades paranaenses, a inauguração do Centro de Comércio Exterior do Paraná (Cexpar) e do Ginásio do Trabalhador (Teatro do Sesi). Sua contribuição foi reconhecida com a Medalha do Mérito Industrial do Paraná, instituída pela Fiep em 1972.
  • Altavir Zaniolo
    Altavir Zaniolo

    Gestão (1974 - 1986)

    Sua atuação pelo Paraná foi marcada pela gestão de 12 anos como Presidente da FIEP, além de se fazer presente em múltiplos organismos do empresariado paranaense. Foi um líder empresarial visionário modernizando a gestão e expandindo sua atuação. Criou o Conselho Superior de Economia e integrou diversos clubes e associações. Reformulou a Medalha do Mérito Industrial, inaugurou o Sesi Clube do Trabalhador e expandiu o Senai com centros em diversas cidades e a Escola Técnica de Saneamento.
  • Jorge Aloysio Weber
    Jorge Aloysio Weber

    Gestão (1986 - 1995)

    Teve participação ativa em vários trabalhos de organização junto a empresas dos estados do Sul. Sua gestão foi marcada pela criação de 44 Sindicatos Patronais e pela implementação de diversos empreendimentos, incluindo o Centro Integrado Fiep/Sesi/Senai de Guarapuava, o Sesi Centro de Atividades de Campo Mourão, e vários núcleos de assessoria às empresas do Senai em diferentes cidades do estado.
  • José Carlos Gomes Carvalho
    José Carlos Gomes Carvalho

    Gestão (1995 - 2003)

    Foi presidente da Fiep no período de 1995 a 2003 e desempenhou papéis importantes na política e no setor empresarial, incluindo ser Senador pelo Paraná de 1987 a 1995. Seu legado inclui empreendimentos como os Núcleos de Assessoria às Empresas do Senai em Francisco Beltrão e Umuarama, a Certificação ISO 9001 para o Senai do Paraná, o Centro Automotivo do Paraná (Ceapar) e o Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP), entre outros.
  • Rodrigo Costa da Rocha Loures
    Rodrigo Costa da Rocha Loures

    Gestão (2003 - 2011)

    Presidiu a Fiep desde 1º de outubro de 2003, sendo reeleito em 2007 para mais quatro anos de liderança. Durante sua gestão, destacam-se empreendimentos como a Rede de Tecnologia do Paraná (RETEC), que promove avanços tecnológicos, e a Rede de Participação Política do Empresariado, fortalecendo a influência do setor. Um marco de sua administração foi a implantação do Cartão Sesi em 2006, evidenciando seu compromisso com o bem-estar dos trabalhadores e suas famílias.
  • Edson Luiz Campagnolo
    Edson Luiz Campagnolo

    Gestão (2011 - 2019)

    Edson Luiz Campagnolo liderou a Fiep de 2011 a 2019, período marcado por feitos importantes. Destaque para o primeiro Instituto Senai de Inovação (ISI) do Brasil, focado em Eletroquímica, impulsionando a competitividade industrial. Introduziu o Prêmio Pinheiro de Ouro e a Campanha Vote Bem. No Sesi, lançou o programa Cuide-se+ para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, famílias e comunidade, cobrindo oito áreas-chave.
  • Carlos Valter Martins
    Carlos Valter Martins

    Gestão (2019 - 2023)

    Assumiu a presidência em outubro de 2019 para um mandato de quatro anos. Sua gestão enfrentou a pandemia de Covid-19, destacando-se pela mudança no modelo de gestão e foco na indústria. Investiu R$350 milhões em dois anos, priorizando serviços para a indústria e obtendo resultados expressivos. A eficácia do modelo matricial foi atribuída à colaboração de toda a equipe.
  • Edson José de Vasconcelos
    Edson José de Vasconcelos

    Gestão (2023 - 2027)

    Presidente da Paraná Energia e experiente no associativismo empresarial, assume a presidência da Fiep após anos de liderança em várias organizações, incluindo a ACIC e o Sinduscon Paraná-Oeste. Com vasta experiência em infraestrutura e energia renovável, traz consigo uma visão abrangente para sua gestão na Fiep.
Background image

Descubra histórias inspiradoras

8 décadas de sucesso dos industriais paranaenses com a Fiep

Célia Oliveira Souza Catussi

Vice-presidente da Fiep, Vice-coordenadora do Conselho Temático de Infraestrutura da Fiep e presidente do Sinduscon Norte

No setor da Construção Civil, a Fiep tem grande relevância principalmente na qualificação de mão de obra, na formação voltada à empregabilidade e ao treinamento profissional. Hoje, utilizamos muito esses recursos que são uma importante ferramenta para que as empresas possam crescer e ganhar competividade. Outra questão é ser referência de informação em questões que são tratadas nas esferas estadual e federal, como os temas tributários. Sabemos que não estamos isolados, interagimos com outros segmentos e a Fiep é um elo de ligação importante para tirar dúvidas e nos auxiliar nas melhores decisões

Daniel de Azevedo Kümmel

Coordenador do Conselho Setorial da Indústria de Alimentos e Bebidas, presidente do Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná e industrial

A Fiep sempre teve uma presença importante na defesa do setor moageiro, acompanhando a nossa evolução. São 70 anos de batalha do sindicato e 80 anos da Fiep, sempre caminhando juntos na defesa dos interesses do segmento. Um bom exemplo é o nosso parque moageiro no Paraná, que necessita de incentivos para as vendas externas fora do nosso estado. A Fiep no auxilia firmemente para o equilíbrio das questões tributárias, o que é extremamente importante para que tenhamos competitividade dentro e fora do Paraná

Nelson Hübner

Industrial e coordenador do Conselho Temático da Indústria de Materiais de Defesa e Segurança (Comdefesa)

O trabalho dos Conselhos Temáticos e Setoriais da Fiep é muito importante porque reúne empresários e profissionais com conhecimento técnico nas mais diversas áreas. Essa experiência é compartilhada e nos ajuda na tomada de decisões mais seguras e assertivas em nossos segmentos de atuação. Sem falar nos programas oferecidos aos sindicatos associados, por meios das casas Sesi e Senai, que tratam de formação profissional e assistência à saúde com qualidade

Cícero Gulyas Spartalis

Desde a graduação, quando tive a oportunidade de cursar Usinagem e Soldagem básica no Senai Ponta Grossa, passando pela indústria quando por diversas vezes fui cliente dos serviços do Sesi Saúde e Segurança e treinamentos do Senai, e agora como funcionário do Senai, desde 2016, a Fiep sempre me ajudou a ser um melhor profissional. Tenho muito orgulho de fazer parte desta instituição que tanto apoia a indústria.e muito orgulho em ter sido capacitado por ela.

Adriana Dalermo Ferreira Ribeiro

Quero parabenizar a empresa pela excelência no ambiente de trabalho proporcionado aos seus colaboradores. Trabalho com uma equipe extremamente dedicada e comprometida. Podemos ver valorização dos colaboradores e o incentivo ao crescimento profissional que destacam a empresa como um lugar diferenciado para se trabalhar. Comecei como merendeira na Educação Infantil e hoje estou no cargo de Monitora de alunos do Ensino Médio e apoio pedagógico. Há 13 anos fazendo parte desse Sistema maravilhoso. Parabéns pelo compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento de seus colaboradores!

Joberson Dias da Silva

Desde de criança meu sonho era ser aluno do Senai do CIC, na década de 90 consegui iniciar meu primeiro curso em ferramentaria, porém devido a necessidade fui obrigado a parar para trabalhar.Mas isso não me desanimou, e depois nos anos 2000 consegui concluir outros cursos relacionados a indústria. Toda essa trajetória me fez pegar amor pela educação despertando a vontade de ensinar, tracei o objetivo de vida de ser educador no Senai, investi em conhecimento e experiencias na indústria, e hoje meu sonho foi realizado, em 2023 ingressei como Técnico de ensino no Senai/Fiep de Francisco Beltrão.

Samuel Henrique Machado

Nos últimos 12 anos, a Fiep teve um impacto profundamente positivo em minha trajetória. Iniciei como aluno do SESI e SENAI em 2012 e continuei meus estudos na antiga Faculdade da Indústria. Desde então, fui agraciado com inúmeras oportunidades e experiências enriquecedoras. Agora, como colaborador do SENAI desde 2021, contribuo ativamente para o desenvolvimento do trabalho e moldando o futuro da indústria. A Fiep não apenas me proporcionou uma educação de qualidade, mas também abriu portas para meu crescimento pessoal e profissional, capacitando-me para enfrentar os desafios do mercado.

Sandra da Rosa

Através do sistema FIEP, tive a oportunidade de ser uma colaboradora SENAI! Fazer parte dessa instituição e conhecer a grande estrutura dos cursos técnicos, de aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento oferecido aos alunos, tem sido uma experiência muito positiva e inovadora! Que o sistema FIEP, continue crescendo e fortalecendo o desenvolvimento das indústrias, alunos e dos colaboradores, contribuindo positivamente nessa trajetória!

Sandro Ricardo Busato

Só o fato de fazer parte da história do Sistema Fiep é algo gratificante, só tenho agradecer a todos pela oportunidade de fazer parte.

José Aparecido Sovinski de Andrade

Iniciei minha trajetória com o sistema fiep na minha juventude, estudando por 3 anos no Senai no curso de aprendizagem industrial. Depois ingressei como colaborador no Sesi em 1991, permanecendo até 1999. Retornei em 2007 agora como colaborador Senai, onde estou como técnico de ensino. Portanto dos meus 51 anos de vida, pelo menos 28 anos são de atividades nesta casa, onde aprendi e aprendo muito. Só tenho que agradecer a Fiep, pois meus conhecimentos vem desta casa, e meu crescimento profissional também. Viva a Fiep!!

Davi Néris

Agradeço ao Sistema Fiep, pois proporcionou a mim trabalhar em uma equipe de trabalho fantástica, e quero que saibam que é uma honra trabalhar em uma empresa tão extraordinário quanto esta.

Marcos Sinhorini

Conheci o Senai em 1990 em Paranavaí com os cursos de metal mecânica. Fui aluno, hoje professor.O SENAI me abriu portas para que eu também me tornasse empresário da área metal mecânica, com muito conhecimento técnico. E ajudando o desenvolvimento da minha cidade.

Jane Maria Kremer

Meu início no Sistema Fiep foi em março /2009, atuo como monitora no Colégio Sesi, atualmente Educação Infantil- Sesi Boqueirão. O que dizer: Gratidão, por tudo. Muito aprendizado, conhecimentos e dedicação. Com o meu trabalho, preservo a minha saúde mental em um todo. Amo o que eu faço e me orgulho em fazer parte desta Instituição.

Tamira Dominguez

Eu acredito que a educação é uma ferramenta poderosa para a mudança da nossa sociedade. A metodologia do SESI transborda o conhecimento para além dos muros da escola, criando oportunidades inovadoras, com uma equipe docente que se destaca ao possibilitar experiências significativas para a aprendizagem e o desenvolvimento de seus alunos.

Edenilson Rodrigues Burity

O Sistema FIEP faz parte da minha trajetória, desde de 2007 através de cursos realizados no SENAI e também como técnico de ensino. Em 2010 MBA em Gestão de Projetos e desde então contratado como colaborador. Além de ter a formação de meus dois filhos pelo colégio SESI. Sou muito grato pela oportunidade e poder contribuir para a indústria!

Mariane Renata Pagnan Cendron

Em 2010 dispus da oportunidade de ingressar na primeira turma do colégio Sesi na cidade de Francisco Beltrão, a qual me oportunizou de ir além das matérias básicas do ensino médio, e desenvolver competências essenciais para ingressar no mercado de trabalho. Em 2011 em conjunto com o ensino médio, iniciei o técnico em Segurança do trabalho, a qual em 2012 finalizei o ensino médio e técnico. Em 2019 retornei ao Sistema Fiep como colaboradora, na área de Segurança e Saúde e reconheço que a FIEP, assim como foi comigo, disponibiliza diariamente oportunidade de transformar a vida das pessoas.

Wilson Chaves Sarmento

Em 1990 (14 anos) fiz meu primeiro curso no Sesi do Boqueirão (Datilografia), pelo IEL em 1993 fiz meu primeiro estágio na área industrial (Técnico em Eletrotécnica), 1997 fiz meu primeiro curso no Senai CIC (pneumática industrial), 1998 consegui entrar na Audi Volkswagen e fiz parte da primeira equipe de manutenção industrial (Área da Armação) após um processo conduzido pelo Senai CIC/CETMAN. Atuo como colaborador do SENAI desde janeiro de 2008 na função de Técnico de Ensino e Supervisor Técnico. A Fiep permeia a minha vida profissional de quase 30 anos de atuação. Parabéns pelos 80 anos.

Bianca Regina Casteleira de Oliveira

Em 1998, quando ingressei ao Senai de Paranavaí e futuramente ao Sesi, pude conhecer e vivenciar a importância do fortalecimento da indústria e o desenvolvimento socioeconômico da região. O alto valor agregado a formação de trabalhadores que em conjunto com os industriais, proporciona e possibilita uma vida melhor às pessoas. Não há desenvolvimento profissional, social e intelectual, se não existir uma geração de renda justa e economicamente sustentável e poder participar desta história ao longo destes anos, me enche de orgulho, respeito e muita admiração ao Sistema Fiep!

Jeanete Santos Silva

Orientadora Pedagógica

Deixo registrada aqui a minha gratidão e imenso orgulho em fazer parte do Sistema FIEP, onde atuo como Orientadora Pedagógica há 10 anos. Sem dúvida tem sido anos de muito crescimento pessoal e profissional, graças ao incentivo e valorização recebidos ao longo desse tempo. Aqui também passei por problemas de saúde, inclusive por uma leucemia a qual consegui vencer, sempre com o apoio do time e principalmente dos gestores. Por todos esses motivos o Sistema Fiep sempre estará no meu coração.

Eliane Terezinha Schorr

Orientadora Pedagógica

Estou no sistema FIEP há dezessete anos e sempre encontrei muitas oportunidades para aprender e desenvolver habilidades que ajudaram a expandir meus horizontes e aprimorar minhas capacidades.Além disso, a segurança que o sistema oferece, por meio de garantias e várias iniciativas de melhoria da qualidade de vida e bem-estar social do colaborador, contribui significativamente para criar um ambiente mais positivo e produtivo. Sou grata por tudo!

Denise de Mello Bueno

Assistente Administrativo

Sou extremamente grata por fazer parte da história do Sistema Fiep, é uma honra fazer parte dessa empresa que me permitiu crescer e evoluir a nível profissional e pessoal. Que venham muitos anos de sucesso, conquistas e realizações!

Patricia Godoi

Analista Administrativo Jr

Nesses 13 anos no Sistema Fiep, testemunhei como a instituição é crucial para a indústria e seus trabalhadores. Desde estagiária no Cartão Viva+ até hoje, como Analista Administrativo Jr, observei de perto iniciativas que impulsionam o crescimento e a competitividade das indústrias, além de promover o desenvolvimento contínuo dos seus trabalhadores. A Fiep tem sido uma força motriz para a inovação, oferecendo suporte integral e sempre se adaptando às necessidades do setor. Orgulho-me de contribuir para essa trajetória de excelência

Kelly Ferreira Straube Gerber

Analista Adm.

Empresa que valoriza seus colaboradores e proporciona o crescimento tanto pessoal quanto profissional. São 14 anos de muito aprendizado.Parabéns FIEP; Há 80 anos transformando historias!

Elcio Souza Pinheiro

Mentor

Quando iniciei minha carreira de trabalho aos 14 anos de idade, sempre tive como referência, profissionais com qualificações adquiridas em um dos eixos da FIEP seja eles SESI, SENAI ou IEL, com o passar dos anos cheguei a cargos na área de gestão e a referência era a mesma de anos atrás e em muito dos casos eu quem fazia a seleção destes profissionais no ato da contratação nas indústrias por onde passei, sempre foi assertivo a capacidade deles para o trabalho, hoje como um profissional atuando dentro do sistema tenho orgulho por poder fazer parte disso e fortalecer as industrias do estado.

Renato

Instrutor Técnico Jr

Estou a 7 anos no Sistema FIEP e entrar nessa empresa só me fez eu me tornar uma pessoa melhor profissionalmente pois aqui aprendi e aprendo varias coisas!! agradeço por cada conquista realizada!!Parabéns pelos seus 80 anos

Vanessa Almeida

Assistente Administrativo

É uma grande honra fazer parte dessa história! Estamos construindo bases sólidas para um futuro ainda mais promissor, onde a indústria do Paraná continuará a prosperar. Integrar o time da FIEP através da casa Sesi é enxergar a educação como uma ferramenta que a longo prazo vai impulsionar ainda mais esse cenário de crescimento e desenvolvimento.

Dayane Cristina Antunes

Analista Administrativo Jr

 O Sistema Fiep faz parte da história profissional da minha família, iniciando pela minha mãe, aposentada pelo Sistema Fiep. Passei por alguns processos seletivos até conseguir, finalmente, ingressar nesta empresa que era a muito tempo minha meta. Hoje, com quase 10 anos de casa posso dizer que aprendi, cresci e me desenvolvi muito nesta empresa e, valeu a pena persistir a cada negativa que eu recebi. Assim como minha mãe, pretendo chegar na aposentadoria como colaboradora do Sistema Fiep.

Eliane Ribeiro Lazaro

Professora

Neste marco de 80 anos do Sistema Fiep, sinto orgulho em compartilhar minha trajetória como professora. Aqui, testemunhei a dedicação à educação e à inovação, impactando positivamente nossos alunos e a sociedade. Ver nossos alunos se tornarem profissionais competentes é uma recompensa inestimável. Celebrar esses 80 anos é reconhecer o esforço coletivo e a transformação contínua.Com gratidão e entusiasmo pelos próximos capítulos.

Walysson Marcos Piffer

Analista Júnior

Trabalhar na Fiep é como se eu fosse um jogador de futebol que sempre jogou em bons times, mas agora estou na seleção brasileira da indústria – o lugar mais alto que poderia alcançar na minha carreira profissional. Sempre convicto de que o melhor do Paraná passa primeiro por aqui!

Daiser Elis Musseline Cherobin

Técnico de Ensino

Sinto orgulho em pertencer a essa história marcada por tantas conquistas e apoio que o sistema Fiep representa para as indústrias.Hoje faço parte do Time na área de educação aonde posso compartilhar meu conhecimento apoiando na formação de colaboradores nas empresas.Esse legado que o sistema permite faz aumentar o orgulho em pertencer!

Larissa Maciel

Agente de Atendimento ao Cliente

O Senai representa não apenas uma instituição, mas uma trajetória de vida.Minha jornada com o Sistema Fiep nesse primeiro ano tem sido marcada por aprendizado contínuo e oportunidades transformadoras. Equipando-me com habilidades práticas e teóricas essenciais para o mercado de trabalho.

Wagner Bueno

Mentor

Trabalhar no Sistema Fiep tem sido uma experiência incrível. A instituição é essencial para o desenvolvimento industrial, social e educacional do nosso estado. Aqui, vejo diariamente o impacto positivo que temos, ajudando empresas a serem mais competitivas e pessoas a se qualificarem profissionalmente. É gratificante fazer parte de uma equipe comprometida em transformar vidas e impulsionar o progresso da indústria paranaense. Tenho orgulho de contribuir com esse trabalho e de crescer junto com a instituição, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Rosana Ostapeche Lovo

Secretária Executiva - Gabinete Presidência

Fiep - 80 ANOS - O Carvalho e o Papel. No ano em que completo bodas de papel, nesta Casa, o Sistema Fiep completa suas bodas de carvalho.Quem dera ter tido a honra, o privilégio e o desafio de ter acompanhado esta linda e perene trajetória desde o início. Me alegro, no entanto, em saber que a fragilidade do papel se funde à força do carvalho, formando uma bela parceria. Parabéns aos Fundadores, Ex Presidentes, Diretoria, Conselheiros e Colaboradores.

Valci Pinheiro dos Santos

Vendedora Pessoa Física

Desde 2013, trabalho no Sistema Fiep, começando na Casa IEL em São José dos Pinhais na área da educação, e atualmente estou na área de vendas na Unidade Campus da Indústria. Levamos para dentro da industria os cursos do Sesi, Senai, IEL e UniSenai, incentivando os funcionários a buscar conhecimento e crescimento. Com orgulho, formei minhas duas filhas em Direito com bolsas do Sistema Fiep, o que é um sonho realizado por qualquer mãe. Hoje, aos 44 anos, estou cursando minha primeira graduação, também com o apoio de bolsa. Sinto gratidão por fazer parte do Sistema Fiep.

Claudia Hortencia Stachak do carmo

Assistente Administrativo

Sempre admirei profissionais da educação, mas nunca pensei que trabalharia na área. Finalizei o ensino médio e fiquei muitos anos sem estudar, quando tive a oportunidade de iniciar uma graduação, não perdi, iniciei, e logo surgiu a vaga de estágio no Sistema Fiep. Tive a sorte de ser selecionada, 8 meses de estágio e há quase 2 anos na função de assistente administrativo. Posso dizer com certeza que é a melhor empresa que já trabalhei, mudou minha vida, me fez crescer e melhorar, tenho orgulho de estar aqui e participar de tudo isso.

Marcia Almeida

Assistente Administrativo

Tenho o privilégio de fazer parte da família Fiep, trabalho no laboratório ambiental e tenho muito orgulho da nossa trajetória ajudando as indústrias a preservarem o meio ambiente e manter o nosso planeta mais saudável para a nossa futura geração.A Fiep foi parte fundamental da minha trajetória se mostrando comprometida pelo bem dos seus colaboradores, foi aqui que encontrei conhecimento e crescimento com qualidade. Família Fiep em prol da indústria e do nosso planeta.

Cássio Rodrigo Guaringue alves

Coordenador de Contabilidade

Em Dezembro/2024 completarei 20 anos de Sistema Fiep. A minha trajetória nasce a partir do interesse da instituição em consolidar a sua Governança, onde pude, em 12/2004, na recente área de Auditoria Interna, fazer parte desta história e a instituição fazer parte da minha historia, onde tivemos juntos muitas conquistas. Uma honra fazer parte do Sistema Fiep.

Brendon Henrique Franco Veloso

Orientador Pedagógico

Muito feliz em fazer parte da história da Fiep. Entrei por meio de uma empresa terceirizada e tive a oportunidade de participar do processo seletivo para Orientador Pedagógico da EJA, onde me realizo todos os dias ao possibilitar a elevação da escolaridade, ajudando as pessoas a ingressarem no mercado de trabalho e fortalecendo nossa indústria paranaense.Parabéns Fiep pelos 80 anos de transformaçã

Mariane Jamile

Analista de Planejamento e Compras

Em 1997, iniciei minha trajetória com a Fiep, começando aos 3 anos a usufruir dos frutos do SESI. Foi nessa fase inicial da vida que tive o privilégio de ser educada pela instituição, beneficiando-me de um ensino de excelência. Hoje, aos 29 anos, ao trabalhar para sustentar e aprimorar o sistema Fiep, sinto uma profunda gratificação ao saber que outras gerações terão a oportunidade de receber uma formação tão valiosa quanto a que eu recebi.

Davi Néris

Vendedor PF

A Fiep sempre trabalha para o desenvolvimento industrial sustentável, defendendo os interesses dos diversos segmentos industriais nos setores público e privado.Desenvolvem a indústria e capacitem os colaboradores para os mercado.Eu como colaborador desta empresa, sou grato por ter participação neste processo de desenvolvimento industrial.

Jussara Fidelis

Coordenadora de Negócios

Trabalhar no Sistema Fiep, uma instituição comprometida com a educação e o engajamento, é um diferencial. A Fiep contribui para o desenvolvimento da indústria e para o crescimento das pessoas, com o objetivo de gerar soluções inovadoras para o setor industrial. Assim, o elo entre a indústria e a educação torna-se fundamental para impulsionar a inovação, formar profissionais qualificados e promover o desenvolvimento econômico sustentável.

Fernanda Favoratto

Consultora de Negócios

A Fiep foi o catalisador de uma jornada transformadora. Em 2010, troquei o mar pelo Sistema. O que começou como um projeto temporário, floresceu em uma paixão duradoura. Ao longo desses 14 anos, mergulhei em projetos que impulsionaram o desenvolvimento social e a sustentabilidade, crescendo profissionalmente a cada desafio. A cada conquista alcançada, minha gratidão se intensificou. A autonomia, o aprendizado contínuo e o ambiente colaborativo tornaram essa experiência única e inesquecível.

Vanessa S F Sales

Assistente Pedagógica - Senai Boqueirão

Comecei minha jornada no Senai em 2019, fazendo um curso de auxiliar administrativo. Encantada com as oportunidades do Sistema, em 2020 iniciei minha graduação em Pedagogia na UniSenai de São José dos Pinhais. A metodologia envolvente, as palestras inspiradoras e o incentivo à pesquisa acadêmica me motivaram profundamente. Concluí a graduação com o sonho de trabalhar no Sistema e, após 4 anos de dedicação e vivência em projetos incríveis como a Mentoria, sinto-me realizada por viver esse sonho.

Victor Levandowski de Castro

Analista Senior de Segurança

Orgulho em trabalhar na instituição que proporciona qualificação e representatividade para a indústria paranaense! Tenho curso técnico pelo Senai e hoje trabalhando no Sistema FIEP posso contribuir e evoluir junto a indústria! Parabéns ao FIEP pela linda história de 80 anos dedicados ao desenvolvimento da Indústria!

Fagner Panachevicz

Relacionamento e Atendimento

Nestes quase 3 anos no Sistema Fiep, tive a oportunidade de crescer muito tanto pessoalmente quanto profissionalmente.Agradeço a FIEP por proporcionar um ambiente tão positivo e desafiador e por poder contribuir para o sucesso da empresa.

Licio Souza andrade

Técnico de Ensino e coordenador de curso

Tenho orgulho de falar SENAI, foi onde comecei a buscar de uma qualificação e tive a oportunidade de crescer pessoalmente e profissionalmente , trabalhei na área de formação em indústria e a 13 anos e meio faço parte do quadro de colaboradores do SISTEMAFIEP, fui em busca de aperfeiçoamento e estou atuando na área de formação, ensinando e aprendendo.GRATIDÃO.

Tuany Kasiorowski Neves

Professora Faculdade

O sistema Fiep foi o local onde aprendi e desenvolvi minha profissão, pude trabalhar com alunos de 14 anos com brilho nos olhos do primeiro emprego até alunos de 67 anos com o desejo de realizar um sonho há tempos deixado de lado na carreira profissional. Lecionar é transformar vidas e além disso, poder contribuir diretamente com a indústria, traz uma satisfação ainda maior, sabendo que o que é produzido no nosso estado é influenciado por uma sementinha que plantamos dentro da sala de aula. Depois de 6 anos de sistema, acredito que é apenas o começo da minha jornada aqui dentro.

Franciellen Anschau Pereira

Assistente Pedagógico

A Fiep foi o divisor de águas na minha vida, profissional e pessoal. Aqui tive a porta aberta e uma recepção incrível, obtive a oportunidade de ser aceita, de ter sido guiada por pessoas maravilhosas e poder mudar minha vida. Quando me inscrevi para o processo seletivo, tinha muita fé, fui aprendiz do SENAI quando adolescente e era um sonho estar trabalhando no Sistema, sou extremamente feliz por fazer parte dessa história e de ter a FIEP em minha história de vida. #souFIEPcomorgulho.

Rafael Ruteski

Coordenador de educação

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) é, sem dúvida, uma instituição formadora e transformadora, essencial para o desenvolvimento industrial de nossa região. Ao longo dos anos, a FIEP tem se consolidado como um pilar fundamental para o progresso econômico e social do Paraná, especialmente na região centro-sul, onde sua atuação tem sido decisiva.Através de suas diversas iniciativas, a FIEP não apenas promove o crescimento das indústrias, mas também capacita e valoriza seus colaboradores, oferecendo oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Marcilene Rocha dos Santos Ennes

Técnico de ensino

Conheci o Senai quando realizei um curso de pós graduação em celulose e papel. A partir de então descobri o universo que é a Fiep. Durante a realização desse curso, surgiu uma oportunidade para trabalhar como docente, e nessa época eu estava em saindo da indústria e buscando outra área de atuação. Sempre tive afinidade com a sala de aula, e a partir dessa oportunidade me encontrei profissionalmente e descobri o quanto sou apaixonada pela educação. Agradeço a Fiep por ter me proporcionado essa oportunidade de me descobrir profissionalmente e pelo crescimento que tenho tido desde então.

Obenilda Craveiro

Orientadora Pedagógica

Vindo do Maranhão recentemente, com ânsia de aqui no Paraná residi plenamente. Mas, sem trabalho, dinheiro e nem carreira, pensei pegar minhas "trouxas" e levantar poeira;E voltar para minha terra sem eira e nem beira!Até que a vaga para orientação pedagógica, Senai, Foz pra mim na internet foi apresentada. Logo fiz minha inscrição e ansiosa para o resultado e com a resposta positiva eu conheci o sistema Fiep!E hoje eu faço parte desse sistema! Sistema esse que a melhoria da indústria do Paraná trás como dilema.

Mauricio Bisetto

Professor EJA

A Fiep me deu a oportunidade de trabalhar com a Educação de jovens e adultos, e com isso, me transformou em um profissional melhor e com uma visão ainda mais humana e transformadora da educação.

Fernanda Maria Maffei herpich

Professora de educação infantil

Olá! Primeiramente entrar no Sistema Fiep era a realização de um sonho, pois todos falavam muito bem do sistema. Foi então que me surpreendi , pois criei expectativa e foram maiores do que eu u aguardava . Estar no Sistema me transformou e me impactou como ser humano e profissional. Cada dia é um novo aprendizados com as pessoas ao meu redor como também consigo ensinar com amor impactando a vida dos alunos como também acredito que somos seres únicos que impactamos de certa forma a vida de todos ao nosso redor. Cada formação dentro do Sistema me fez crescer como profissional quanto ser humano.

Mariana M. Fagundes

Assistente Administrativa

Uma instituição de respeito, de gerações e de sonhos marcados por muito trabalho e pessoas que fazem dar certo! Parabéns Sistema Fiep por se consolidar cada dia mais e ajudar pessoas simples a se tornarem algo mais! Fui um exemplo desse engajamento. Comecei em um curso de gratuidade, onde os professores acreditaram em meu potencial e plantaram a semente do interesse em galgar uma oportunidade de trabalho nesta organização. Cá estou eu, há quase seis meses em uma função administrativa, podendo retribuir o conhecimento que adquiri dentro da sala de aula que o próprio Sistema me proporcionou.Gtd!

Kelly Ferreira Straube Gerber

Analista Adm

Há 13 anos, iniciei minha jornada no Sistema Fiep, e desde então, tenho vivenciado uma experiência enriquecedora e transformadora. Olhando para trás, é incrível refletir sobre tudo o que aprendi e as muitas experiências marcantes que vivenciei ao longo desse tempo.Tive o privilégio de trabalhar com gestores excepcionais que sempre estiveram ao meu lado, incentivando-me e oferecendo apoio para que eu pudesse crescer e me superar a cada dia. Agradeço profundamente a cada um deles, pois suas orientações e motivação foram fundamentais para meu desenvolvimento profissional.

Daniel Rodrigues dos Santos

Analista Comercial

 Parabenizo o Sistema Fiep pelos 80 anos de impacto e transformação. Minha jornada começou como aluno, e foi na FIEP que encontrei o apoio e o conhecimento que me levaram a alcançar novos horizontes. A cada etapa, fui guiado por uma cultura de inovação e excelência que me preparou para ingressar na área de tecnologia e inovação. A FIEP foi essencial na construção do meu caminho, e continua sendo um pilar fundamental para o desenvolvimento de profissionais do futuro.

Rogério Aparecido da Silva

Professor

Tenho uma loga e orgulhosa história com SESI. Fui prestador de serviço do SESI por 02 anos, em seguida fui estagiário por 02 anos, me formei e assim precisei sair. 06 meses após, abriu uma vaga para professor e consegui entrar no sistema, hoje tenho 17 anos de casa, ou seja, uma hisória de 21 anos passando por prestador, estagiário e agora professor, que orgulho e felicidade de fazer parte dessa instituição.

Adenir de Freitas Hala

Assistente Administrativo

Em 2012, sofri um acidente de trabalho que me tornou uma pessoa com deficiência e resultou na minha demissão. Fiquei sem chão, sem saber o que seria do meu futuro com esposa e filhas. Então, surgiu uma grande oportunidade: uma vaga de Monitor de Alunos no Colégio SESI de Telêmaco Borba. Fui selecionado e comecei minha trajetória no Sistema FIEP. Em outubro de 2024, completo 10 anos de gratidão por todas as oportunidades e pelo acolhimento que recebi.Hoje sou Assistente administrativo na área da Educação e Formado em Educação Física, e todos me mostraram que aqui não tem espaço para preconceito

Vitor Hugo Balicera

Técnico de Radiologia

O ano era 2020, plena pandemia de Covid e eu recém formado no curso de técnico de radiologia. Então surgiu a oportunidade de trabalho no Sesi, pelo Projeto Cuide-se + de Prevenção ao Câncer. O SESI me abriu as portas em um dos piores momentos da historia para todos no mundo. Ao entrar e fazer parte do Cuide-se +, me foi possibilitado trabalhar em um projeto extremamente importante, combater o câncer de mama através de unidades moveis pelo estado todo, levando informação, cuidado e prevenção aos trabalhadores da indústria do Paraná e ajudar a salvar vidas!

Danuse

Orientadora Pedagógica

 A Escola é feita por pessoas, convicta desse pensamento desde a minha graduação, hoje encontrei no SESI Colégio da Indústria de Pato Branco, um local onde cada pessoa é olhada como um ser único e indispensável para as conquistas e metas da empresa. Iniciei recentemente no Sistema, mas com minha experiência com certeza, vou entregar o melhor trabalho com os alunos do Ensino Médio. Orientando, estimulando e impactando vidas positivamente através da educação. Aqui fui muito bem acolhida, além do ambiente agradável para executar meu trabalho!

Alfredo Reginaldo de Oliveira

Instrutor técnico

Pra mim trabalhar no Sistema é a realização de um sonho! Meu Pai fez o curso de soldador na unidade de Guarapuava no ano de 1994 e no dia do encerramento eu participei, desde então ficou em mim o desejo de um dia fazer parte dessa história. Me formei Técnico em segurança em 2011 e já havia tentado outras vezes quando em 2023 consegui realizar aquele sonho de menino.

Zucyana Cristina dos Santos

Analista Administrativo PL

Grande parte do meu crescimento profissional foi construído dentro das casas que compõem o Sistema FIEP, ao qual tenho o orgulho de pertencer há metade da minha vida. Nesses 26 anos de atuação, o Senai e o Sesi se tornaram parte fundamental da minha história e da minha família, seja por meio do trabalho ou da educação, tanto profissional quanto básica. Parabéns à FIEP por contribuir para o crescimento da indústria paranaense e por me fazer sentir parte dessa trajetória.

Fernanda Cristina Santana

Orientadora Pedagógica

Meu nome é Fernanda Cristina Santana, e minha carreira profissional na FIEP começou em 2010, no Colégio SESI, como estagiária no projeto Futuros Talentos. Esse projeto foi criado para que alunos universitários de diferentes áreas da educação tivessem acesso ao ambiente profissional antes de se formarem, facilitando a compreensão prática após a graduação.Fui contratada em 2011 e atuei até 2016, anos de muito aprendizado. Pela graça e propósitos da vida, retornei ao mesmo cargo em 2013. Sou profundamente grata por tudo o que já vivi e continuo a vivenciar no sistema FIEP.

Vitor Luiz Esteves

Professor de Educação Física - Ensino Médio

Gratidão a Fiep pela transformação pessoal e profissional. Quando iniciei no Sistema, éramos apenas 06 (seis) Colégios em todo o nosso Estado, isso em 2006. Já tinha uma caminhada na profissão, mas minha evolução começa a acontecer aqui, em nosso Sistema. Fui pego pelas mãos e direcionado para algo maravilhoso em minha carreira, que é a transição constante, de professor para aluno e aluno para professor, o tempo todo. Dentre tantas conquistas e lições, deixo o que me marcou profundamente: "Empreendedorismo".Obrigado por confiar em mim!Gratidão!

Aline Barros

Técnica de ensino

Tenho imenso orgulho de fazer parte dessa trajetória. Iniciei no Sistema Fiep como Técnica de Ensino RPA na área ambiental em fevereiro de 2012, com uma turma de aprendizagem automotiva. Desde então, busquei novas qualificações, formando-me em Técnico de Segurança do Trabalho, Bombeiro Civil e Gestão Pública. Fui efetivada em 2017 e, posteriormente, concluí uma especialização em Empreendedorismo, Gestão e Planejamento. Atualmente, estou cursando Tecnólogo em Gestão de Produção Industrial na Unisenai, aproveitando as oportunidades oferecidas aos funcionários após minha efetivação.

Adilson Marques

Técnico de ensino

Agradeço a oportunidade que o sistema Fiep me proporcionou, fui aluno do curso técnico no Senai por dois anos, finalizou meu curso e uma semana depois retornei ao Senai como docente, estou mega feliz e encantado com a grande estrutura que o sistema Fiep nos proporciona.

Rafael Cerbatto

Consultor de Marketing

É um grande prazer estar na Fiep há mais de dez anos e celebrar junto seus 80 anos de história. Nesse tempo, acompanhei de perto como a instituição se dedica a apoiar e fortalecer as indústrias do Paraná. Ver a Fiep evoluir e buscar melhorias diárias para os setores industriais é algo que me motiva. Tenho muito orgulho de contribuir com essa história e de fazer parte de uma equipe tão comprometida com o desenvolvimento das indústrias do nosso estado.

Jorge Fidelis dos Santos

Advogado

Há cinco meses na FIEP, minha trajetória foi marcada por um momento decisivo: o voto de confiança, em mim depositado, como advogado. Desde então, aprendo diariamente com uma equipe excepcional, todos comprometidos em fazer a diferença para o avanço da indústria. A FIEP, há 80 anos, defende a Indústria Paranaense, essencial para o Brasil. Com a Indústria 4.0, novos desafios surgem, e é uma honra saber que a FIEP liderará essa transformação no Paraná, iluminando o caminho para todo o país.

Wellington Jackson Kerscher

Líder de Manutenção

Durante os quase 10 anos que passei na Fiep, pude experimentar uma jornada profissional transformadora e enriquecedora. Desde o início, a Fiep não apenas me proporcionou oportunidades desafiadoras, mas também um ambiente de trabalho colaborativo e estimulante, onde pude crescer tanto pessoalmente quanto profissionalmente.Agradeço profundamente à Fiep por todos os aprendizados, desafios superados e pelo suporte contínuo ao longo da minha jornada. Estou orgulhoso de fazer parte desta instituição que não apenas lidera em seu setor, mas também se preocupa genuinamente com o nosso crescimento.

Marcio de Melo

Docente área Panificação

Sempre foi um sonho entrar para Sistema Fiep, e me sinto realizado fazer parte dessa organização e ajudar desenvolver profissionais na área onde atuo que e a Panificação e fazer parte desse desenvolvimento dessa empresa.Muito grato e parabéns para todos que de uma forma simples ajudamos a desenvolver as pessoas.

Bárbara Milena Ribeiro Kramer da Silva

Analista Faturamento JR

Entrei recentemente no Sistema FIEP, mas conhecendo está incrível história de 80 anos, tenho muito orgulho por fazer parte deste time e ver como é acolhedor trabalhar nesta empresa e o quanto nos preocupamos em entregar o melhor para a Industria. Gratidão por essa oportunidade de fazer a diferença!

Carlos Machado

Técnico de Enfermagem

Minha carreira no Sistema Fiep teve altos e baixos, trabalhei 6 anos depois fui desligado devido a terceirização do setor da saúde, voltei depois novamente e aqui estou com quase dois anos já. Pude perceber a diferença de se trabalhar numa empresa onde você é valorizado e tem uma estrutura excepcional para trabalhar, e hoje digo com orgulho que faço parte da equipe Sesi onde aprendo muito a cada dia. Parabéns ao nosso Sistema Fiep pelo seus 80 anos e que venham muitos anos de trabalho, conquistas e vitorias.

Elesiane Rodrigues

Vendedor PJ

O Sistema Fiep é um grande marco em minha vida profissional, meu primeiro emprego de carteira assinada e lá se vão mais de 11 anos. Que orgulho sinto em pertencer a essa Instituição, sentimento de pertencimento e gratidão é o que me move para continuar trabalhando e juntos fortalecer cada dia mais a Industria paranaense . Parabéns FIEP pelo 80 anos!

Sonia Pereira

Orientação Pedagógica

Minha trajetória no Sesi/Senai no sistema FIEP foi essencial para meu crescimento pessoal e profissional. Através de treinamentos e projetos, desenvolvi habilidades técnicas e de liderança, além de aprimorar minha capacidade de trabalho em equipe. A exposição a diferentes desafios e a troca de experiências com profissionais experientes ampliaram minha visão de carreira e fortaleceram minha confiança. Essas vivências foram fundamentais para meu desenvolvimento contínuo e para alcançar novos patamares na minha trajetória profissional.

Elton Ricardo dos Santos

Técnico de Ensino

Neste ano em que o Sistema Fiep completa 80 anos, celebro com orgulho meus 13 anos fazendo parte dessa história. Minha jornada começou em 2001, no curso de Torneiro Mecânico do Senai, onde descobri o poder transformador da educação. Desde 2012, atuo como técnico de ensino na unidade de Francisco Beltrão, retribuindo o que aprendi e ajudando a transformar vidas. Agradeço pelas oportunidades e pelo privilégio de estar aqui.

Silvio Junior Mendes

Monitor

Na função que exerço na Unidade Palmas, PR, já se passaram 10 anos, tantos alunos que se formaram no Ensino Médio, e que de uma forma ou de outra, cria-se amizades que perduram até hoje, aquele bate papo, certos momentos até "psicólogo" dos mesmos. A boa convivência com colaboradores, professores e alunos, o atender da Biblioteca, me oportunizou a me manter atualizado com o Sistema Pergamum, trabalhei por 18 anos em Biblioteca Universitária, e tem me auxiliado muito em tais atividades. Fica minhas Felicitações a todos do Sistema FIEP! Sigamos fortes e atuantes.

Camila Aparecida Soares de Oliveira

Analista de Negócios Sr

Lembro-me de em 2014 receber um consultor do Senai na empresa em que estagiava e pensar o quanto deveria ser bom trabalhar no sistema FIEP. Hoje, como colaboradora, só posso dizer que as expectativas foram superadas. É por aqui que fixo minhas raizes em dúvida nenhuma. Orgulho de fazer parte do sistema FIEP!

Micheli do Amaral Pavan

Assistente Pedagógico

Lugar onde me encontrei profissionalmente, ambiente dinâmico ótimos colegas de trabalho. É onde visualizo a diferença do meu trabalho na vida das pessoas!

Rafaela Pioli Caetano Okonoski

Enfermeira do Trabalho

 A um ano fiz a melhor escolha profissional, ao entrar no Sistema FIEP, hoje estou em processo e já com reconhecimento profissional neste primeiro ano. Parabéns ao SISTEMA pelos seus 80 anos, fortalecendo a Industria.

Elenice de Oliveira

Tec de Enfermagem

Que bom fazer parte dessa historia...e que historia!Em 2011 começou minha caminhada com o sistema, quantas memorias, quanto crescimento e aprendizado, grata por tudo o que vivi aqui dentro, grata por cada experiência. Sou feliz por estar aqui, sou feliz por fazer parte desse ciclo...eu sou Fiep!!!

Adelita Barreto

Analista de relacionamento

Minha historia com a Fiep, e desde 1991, quando entrei no ensino infantil, para estudar na pré escola.A partir dai minha admiração so aumentou, vendo amigas proximas trabalharem na instuição, me animou para terminar uma graduação e candidatar-se para uma vaga de estagio apos 30 anos.E aqui estou. e muito feliz e grata pela oportunidade de trabalhar em um lugar onde fez toda diferença ma minha infancia e educação.

Valdemar Augusto de Souza

Gerente

Iniciei minha trajetória profissional no Sistema Fiep em 2006, contratado para o cargo de professor de Educação Física no Colégio Sesi Ensino Médio de Cascavel. Em 2010 surgiu uma nova oportunidade dentro do Sistema Fiep para o município de Palmas PR. Fui aprovado no processo seletivo e transferido com minha família para este município onde assumi a nova função de Gestão de Pessoas e Processos como Coordenador de Educação integrado da Unidade Sesi e Senai. Em 2013 fui promovido ao cargo de Gerente da unidade de negócios Sesi/Senai de Palmas, responsável pelo monitorando e acompanhando todo

John Cesar de Souza

Consultor de Conselho Regional

Sempre vi a Fiep como uma organização comprometida com sua missão de defender a indústria paranaense. Do "lado de fora" via o quanto cada profissional se dedicava para cumprir esta missão. Isto me encantava. Hoje estou do "lado de dentro" podendo contribuir com esta bela missão e estou muito feliz com as oportunidades que esta excelente instituição tem me proporcionado.
Junte-se a nós para impulsionar a indústria paranaense rumo a um futuro ainda mais promissor!

Compartilhe o seu depoimento sobre como a Fiep impactou positivamente a sua trajetória.

Construindo Elos de Progresso

Através de uma combinação de experiência e determinação, a Fiep oferece um amplo conjunto de serviços para empresas, indústrias e sindicatos patronais.

Relações SindicaisElo

Relações Sindicais

As Relações Sindicais da Fiep atuam como elo estratégico entre a indústria e os sindicatos paranaenses, fortalecendo a atuação dos sindicatos e a representatividade da Fiep na defesa dos interesses do setor. Através de ações estratégicas em diversas áreas, como operacional, planejamento, relacionamento e marketing, projetos e programas, as Relações Sindicais contribuem para o desenvolvimento da indústria paranaense, promovendo melhores condições de trabalho, competitividade e geração de emprego e renda, sendo um pilar essencial para o desenvolvimento industrial no estado. 
Relações InternacionaisElo

Relações Internacionais

Com o objetivo de fomentar ações e parcerias regionais e internacionais, as Relações Internacionais da Fiep engloba a promoção e captação de boas práticas, a realização de encontros de negócios, missões, eventos e cursos, além da articulação e gestão de compromissos internacionais, visando projetar a indústria paranaense no mercado global. Adicionalmente, foca no posicionamento e defesa de interesses, na construção de relacionamentos estratégicos e no monitoramento do cenário comercial internacional. Para fortalecer a atuação e posicionamento da indústria, é investido na fomentação de parcerias com clientes Fiep e novos parceiros, na avaliação de viabilidade para inovação e adoção de ferramentas digitais, o fortalecimento da atuação no interior do estado e na implementação de um novo fluxo de vendas, buscando assim uma maior eficiência e competitividade.
Conselhos Temáticos e SetoriaisElo

Conselhos Temáticos e Setoriais

Os Conselhos Temáticos e Setoriais da Fiep atuam como órgãos consultivos para diretrizes e ações prioritárias do Sistema Fiep, promovendo competitividade e desenvolvimento para os setores industriais do Paraná. Compostos por representantes de diversas áreas, buscam soluções sinérgicas em parceria com entidades públicas e privadas, visando melhorias econômicas. A participação é voluntária e de alta relevância para a indústria. 
Relações GovernamentaisElo

Relações Governamentais

As Relações Governamentais defendem os interesses industriais, monitorando proposições legislativas e atos do Executivo. Participam de sessões legislativas, audiências públicas, e oferecem suporte técnico aos Conselhos da Fiep. Constroem posicionamentos em parceria com sindicatos, interagem com autoridades públicas e sugerem alterações legislativas. A Agenda Legislativa da Indústria destaca propostas de impacto, facilitando o diálogo com o poder público para influenciar políticas favoráveis ao setor. 
Desenvolvimento Industrial e SocialElo

Desenvolvimento Industrial e Social

O compromisso com o desenvolvimento industrial e social se reflete em diversos projetos e programas como os Fóruns Regionais da Indústria para construir uma Política Industrial sólida e o Portal de Inteligência Econômica. Além disso, é oferecido assessoria econômica completa, incluindo estudos, análises e pesquisas como Sondagem Industrial e Indicadores Conjunturais. Para promover o desenvolvimento sustentável, contamos com uma Unidade de Finanças Sustentáveis, abrangendo crédito de carbono e títulos verdes, e também fornecemos assessoria de crédito produtivo através do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC). A Declaração de Exclusividade reforça o comprometimento da Fiep com a transparência e a ética em todas as suas atividades. 
Defesa de InteressesElo

Defesa de Interesses

A Fiep defende os interesses da indústria paranaense, promovendo seu crescimento sustentável e estruturando uma base sólida para o desenvolvimento do estado. A Fiep opera em várias frentes, abrangendo desde a promoção da inovação e da educação até a garantia da segurança e saúde do trabalhador. Por meio de suas diversas unidades oferece uma gama de serviços e programas que apoiam sindicatos, propõem legislação favorável, fomentam novos negócios, capacitam profissionais e impulsionam a inovação e a tecnologia. Assim, a Fiep desempenha um papel crucial no fortalecimento da indústria paranaense, moldando um futuro próspero para todos os envolvidos. 

Acompanhe-nos